Bob Burnquist

San Diego/EUA


Bob Burnquist

Robert Dean Silva Burnquist, é um skatista brasileiro-americano. Bob é o maior medalhista da história do X Games, com um total de 30 medalhas.


Vídeos



Robert Dean Silva Burnquist, é um skatista brasileiro-americano. Bob é o maior medalhista da história do X Games, com um total de 30 medalhas.

Mais conhecido como Bob Burnquist é filho de mãe brasileira e pai americano, originário da Califórnia, Bob nasceu no Rio de Janeiro mas se criou em São Paulo. Na infância, recusou uma medalha quando o time de futebol do qual era goleiro reserva ganhou um campeonato, porque não tinha contribuído para a vitória. Em entrevista à revista Trip ele diria mais tarde que "Nada contra esporte coletivo, mas ali eu vi que precisava de um que dependesse de mim. Se eu perdesse, era culpa minha; se eu ganhasse, o mérito era só meu".

Bob Burnquist ganhou seu primeiro skate aos onze anos e estreou em competições aos treze anos. Ele revolucionou o mundo do skate, "inventando" um jeito novo de andar de skate, com as bases dos pés trocadas, chamado de switch. Assim, se o skatista anda com o pé direito na frente, invertia o pé e andava com o esquerdo. Ganhou primeiro lugar nos X Games de 2001, quando realizou um número importante de novas manobras, batendo o skatista americano Bucky Lasek. Habilidoso em todas as modalidades, Bob tem mais destaque principalmente no Vert e MegaRamp. Foi o primeiro skatista a conseguir fazer a manobra fakie (Switch com a base nollie) 900º na Megarrampa.

Bob é personagem de jogos eletrônicos como Playstation e Game Boy e estará presente no novo game da franquia Tony Hawk, com lançamento previsto para setembro de 2020, manobra que até agora só ele concretizou. É octacampeão da Megarrampa.

Vive desde 1995 nos Estados Unidos, em San Diego, na Califórnia.

Em maio de 2020, com os propósitos de inspirar, educar e transformar, inaugurou o Instituto Bob Burnquist. As ações do IBB ocorrem em parceria com projetos sociais ligados ao skate espalhados pelo Brasil e carregam o lema #skatecuida.

AT 06-20
Mande-nos uma Mensagem