TEMAS


Ricardo Voltolini

Ricardo Voltolini é um dos primeiros consultores em sustentabilidade empresarial do Brasil foi diretor-presidente da consultoria sobre Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade, que, com 25 anos de mercado, realiza gestão de conhecimento sobre sustentabilidade para empresas e oferece serviços em três linhas de atuação: Consultoria, Educação e Conteúdos.

Em 2009, Voltolini foi apontado entre os cinco mais importantes jornalistas especializados do Brasil pelo Portal Comunique-se. Em 2011, foi chancelado pelo Greenvana entre os TOP 10 jornalistas/blogueiros em sustentabilidade do Brasil e, em 2012, concorreu novamente, chegando ao grupo dos três finalistas. Por sua atuação eclética, como consultor e comunicador, integrou e integra o júri dos prêmios mais relevantes do país.

Em 2011, Voltolini idealizou e lançou o projeto Plataforma Liderança com Valores, que tem como objetivo identificar, inspirar e conectar jovens líderes em sustentabilidade. Este projeto consiste em uma plataforma na web que reúne os mais diversos materiais sobre o tema, como pesquisas, matérias, vídeos, entrevistas e artigos. Até o presente momento, já percorreu vinte estados brasileiros para lançar o projeto, inspirar lideranças locais e disseminar seus conteúdos.

No período de 1 a 7 de abril de 2011, Voltolini esteve em Portugal para apresentar o projeto a representantes de empresas, fundações e universidades importantes do país, sendo recebido com muito entusiasmo.

Na França, apresentou o projeto no Seminário de Ecosofia da Sorbonne em Paris, que contou com a presença dos principais pensadores e educadores deste tema na atualidade, como Michel Maffesoli.

Em 2012, Voltolini levou um painel de líderes da Plataforma Liderança com Valores para participarem do EIMA, Encuentro Iberoamericano de Desarrollo Sostenible, que foi promovido pela Fundación CONAMA, na Espanha. Atualmente, os vídeos dos líderes já foram vistos por mais de 4,5 milhões de pessoas e usados para fins educacionais e inspiracionais. O movimento conta com 140 líderes integrantes e promoveu 510 encontros de líderes pelo Brasil e na Europa, impactando presencialmente cerca de 150 mil líderes.

Participa como especialista em sustentabilidade do conselho de várias organizações importantes, entre elas a Iguá Saneamento, Sebrae Nacional e da Virada Sustentável.

É diretor de Sustentabilidade da ABRH Brasil desde 2017. Como conferencista, já realizou mais de 1000 palestras e workshops dentro e fora do Brasil.

Na condição de consultor, capacitou mais de 8 mil gestores sociais, 1,2 mil alunos de graduação e pós-graduação e, como media trainer, 950 executivos de empresas.

Foi júri do Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, do Prêmio LIF de Responsabilidade Social da Câmara França-Brasil e do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil-Alemanha.

Nos últimos anos, participou como júri de mais de 30 prêmios e concursos relacionados à sustentabilidade, terceiro setor e responsabilidade social.

Como consultor e especialista no tema, já atendeu algumas das mais importantes organizações, como AES Brasil, Alcoa, Brookfield Energia Renovável, Claro, Cielo, Duratex, Embraer, Fiat, Fibria, Itaipu, Natura, NET, Petrobras, Sanepar, Sebrae, Senac, Sesc, Sicredi, Sodexo, Suzano, Tetra Pak, Ultragaz, Unilever, Unimed, Vale, Votorantim, Renner, Rede Globo, entre outras.

Foi consultor de responsabilidade social da TV Cultura (2002-2005) e articulista semanal sobre o tema na extinta Gazeta Mercantil (2006-2010).

Ricardo Voltolini criou e foi plublisher da revista Ideia Sustentável (2005-2015), a primeira publicação de tendências em Responsabilidade Social no Brasil, consagrada, em 2010, como “Veículo Especializado do Ano” pelo prêmio HSBC e Jornalistas&Cia.

Voltolini é professor convidado da Fundação Dom Cabral, do MBA de Gestão em sustentabildaide da FIA, do MBA de Sustentabilidade e TI da Escola Politécnica, do MBA de Comunicação Empresarial da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, do MBA de Sustentabilidade da Sustentare, do programa New Earth Leaders da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Líderes, do Programa Gestão Estratégica para a Sustentabilidade do Uniethos, instituição educacional fundada pelo Instituto Ethos, e da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade.

Autor dos livros:

- Conversas com Líderes Sustentáveis - O que aprender com quem fez ou está fazendo a mudança para a sustentabilidade
- Escolas de Líderes Sustentáveis - Como empresas estão envolvendo e educando líderes para a sustentabilidade
- Líderes Sustentáveis com a Mão na Massa - O que aprender com a experiência dos principais executivos de Sustentabilidade do Brasil
- Sustentabilidade no Coração do Negócio - Como as empresas estão inserindo o conceito na estratégia
- Sustentabilidade como Fonte de Inovação - Oito entrevistas com líderes que estão criando o futuro no presente
- Além de organizador de Líder 2030 Talks - O que aprender com as histórias de 12 líderes que estão acelerando a agenda da sustentabilidade empresarial no Brasil e, ainda, Terceiro Setor: Planejamento & Gestão

Temas de Palestras:

- Como Promover a Liderança para a Sustentabilidade:

Perceber oportunidades emergentes e integrar a sustentabilidade de forma transversal à gestão do negócio são movimentos vitais para as empresas em tempos de desafios socioambientais complexos. Trazer a sustentabilidade para a gestão dos negócios de forma estratégica certamente não é uma tarefa simples, porém a atenção às oportunidades emergentes da nova economia e resulta em novos negócios para estes novos tempos de aquecimento global e escassez de recursos. Nesse contexto, envolver e engajar líderes é vetor fundamental para as mudanças necessárias para os negócios, pode, também ajudar a formar times de colaboradores mais felizes, engajados e produtivos.

- 10 Desafios da Gestão Sustentável:

Mudar produtos, processos, hábitos. Mudar o padrão mental e a maneira de fazer negócios. Esse é o desafio que se impõe a indivíduos e empresas em tempos de equações de complexa solução. Conciliar crescimento populacional e aumento do consumo com diminuição de recursos naturais pressupõe, portanto, enfrentar um incrível desafio de gestão.

Por onde começar, então? Há anos, estudamos as respostas a essa questão, no enfrentamento dos desafios cotidianos de consultoria, educação e gestão de conhecimento para algumas das mais importantes empresas do Brasil. Com metodologia própria e seu Observatório de Tendências, monitoramos cerca de 20 organizações globais produtoras de conhecimento em sustentabilidade que servem de base para a análise de cenários e de melhores práticas e o desenvolvimento de estratégias e políticas de sustentabilidade corporativas.

Com base nessa expertise, Ideia Sustentável identificou e selecionou oito desafios da gestão sustentável para as empresas.

- As Competências do Líder Sustentável:

“Ninguém nasce líder em sustentabilidade. Mas pode se tornar um. Interações familiares formam valores, uma boa educação desenvolve conhecimentos, desafios profissionais contribuem para exercitar a atitude e treinamentos específicos moldam habilidades.” Esta citação de Ricardo Voltolini  no livro Conversas com Líderes Sustentáveis – Ed. Senac 2011, inspirou a criação desta palestra.

As competências do Líder Sustentável, nasceram de estudos contidos nos conteúdos desenvolvidos em cinco livros sobre o tema, exemplificados com cases de líderes que vem fazendo a mudança para uma gestão mais sustentável à frente de grandes organizações brasileiras.

- Saúde e Sustentabilidade:

O que sustentabilidade tem a ver com saúde e quais são os 7 desafios relacionados à sustentabilidade do setor?

- Sustentabilidade na Construção Civil:

Como algumas empresas vêm se diferenciando no mercado por meio de atuações mais responsáveis.

- Sustentabilidade e Cooperativismo:

Como as cooperativas podem inserir os valores da sustentabilidade na sua gestão.

- Multiplicando Lideres Sustentaveis:

As 5 estratégias para formar líderes sustentáveis na empresa.

- As 8 Tendências de Sustentabilidade para Pequenos Negócios:

Podem gerar impactos positivos e reputação para os pequenos negócios.

- 6 Tendências de Sustentabilidade para o Setor Energetico:

Fontes renováveis e as oportunidades de negócio que elas podem gerar.

- Reputação e Sustentabilidade:

Os riscos de não se considerar a sustentabilidade nas decisões de negócio e os impactos comuns às empresas que ignoraram essa tendência.

- QDS e a Evolução da Sustentabilidade:

Os Desafios da Agenda 2030 da ONU e os avanços da festão do tema nas empresas brasileiras na ultima decada.

- Rh e Sustentabilidade:

Nenhuma mudança para negócios mais sustentáveis será possível sem colaboradores seguros, felizes, engajados e sem políticas de valorização dos talentos humanos.

- Inovação e Sustentabilidade:

como os desafios socioambientais das empresas vêm inspirando inovações disruptivas e incrementais.

- Executivos com a mão na massa:

O que aprender com os líderes que, no dia a dia das empresas, colocam em prática as macroestratégias e as visões de negócio definidas por seus CEOs?

- Diversidade para Empresas:

Quais os benefícios que o trabalho com diversidade na organização pode gerar? Conheça os 7 desafios relacionados aos principais dilemas da inserção do tema.

- Sustentabilidade que Gera Valor:

Conectando os desafios socioambientais da empresa com a estratégia do negócio.

AT 09-09