TEMAS


Luis Carlos Ewald

Luis Carlos Ewald é economista e engenheiro, com pós-graduação em Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ), onde leciona Finanças nos cursos de MBA. Atua também como consultor econômico e de treinamento de grandes empresas.

Luis Carlos Ewald ficou conhecido ao participar dos programas, Fantástico e Mais Você, da Rede Globo, dando dicas e orientações sobre economia doméstica, orçamento e finanças pessoais.

Durante a década de 90, Ewald escreveu sobre economia doméstica em uma coluna dominical no Jornal do Brasil.

O Professor Ewald é o "Economista do Programa Fantástico", da Rede Globo. Também escreveu o livro "Sobrou Dinheiro", neste mesmo tema de Economia Doméstica (14ª Edição - 40.000 exemplares). Também participa, ocasionalmente, dos programas "Sem Censura" (TVE) e "Mais Você" da Ana Maria Braga"

Grandes empresas e entidades clientes que já contrataram com sucesso o Programa são testemunhas dos efeitos positivos para seus colaboradores, entre elas CSN, Petrobrás, Caixa Seguros, Copesul, Synteko, TSE, MICT, CNI, CNC, SESC, Schering, Merck, GlaxoSmithKlein, Johnson&Johnson, CPFL, CESP, Villares, Votorantim Metais...

O principal objetivo das Palestras é equilibrar as contas e "fazer sobrar dinheiro", mostrando argumentos e procedimentos de execução viável com o objetivo de levar os participantes a trabalhar para evitar desperdícios e compulsões de consumo desnecessário. O que se conseguir economizar desse momento em diante servirá para três objetivos imediatos e também de longo prazo:

Zerar os "déficits" mensais nas contas familiares, para quem estiver gastando mais do que ganha o que leva a ter que financiar o saldo negativo.

Criar condições de negociar dívidas pendentes daqueles que se encontram nessa situação, seguindo instruções básicas que têm dado resultado substancial, conforme unânime informação que pode ser colhida no RH das Empresas que já fizeram realizar o evento com excepcional resultado.

Otimizar as aplicações dos recursos que sobram daqueles que conseguem viver dentro de seus orçamentos mensais.

Para os funcionários os resultados costumam ser comemorados com euforia e para as Empresas são visíveis no aumento de produtividade e na estabilidade no emprego.

Especificamente, o programa da Palestra tem o diferencial de ser despretensioso e disfarçado no seu objetivo, por conta de ser oferecido por convite aos colaboradores como sendo uma Palestra do "Economista do Fantástico", pois, exatamente os que mais precisam, por causa de dívidas e dificuldades, costumam ser muito ariscos e envergonhados de sua situação financeira.

Com essa abordagem, todos comparecem ao evento com muito interesse e boa vontade, levando para casa as mensagens sob uma ótica realista e com objetivos muito viáveis.

A apresentação é feita com data-show e DVD, repercutindo edições do Fantástico que dizem respeito aos temas abordados, conforme explanado adiante. Os principais assuntos examinados tratam da análise dos grandes grupos de despesas de um Orçamento Doméstico e de como administrá-los.

Assim, são dadas orientações para negociação de aluguéis, para economizar na contratação de serviços caseiros; para economizar em luz, água e gás, e principalmente no uso dos telefones, fixos e celulares, grandes vilões atuais das despesas caseiras para a classe de menor renda.

Muito importantes as "dicas", inesquecíveis, para economizar nas compras cotidianas em Supermercados, o que permite reduzir em até 30% estes gastos; instruções para negociar na hora de compras em geral, e assim por diante, para evitar juros embutidos.

Para os que estão, como a maioria dos brasileiros, enrolados no cheque especial e/ou cartão de crédito, são apresentadas soluções possíveis para negociar conforme as condições existentes no mercado.

Para complementar as "dicas" da Palestra e permitir a continuidade no controle das contas familiares, tem sido bastante importante a Empresa distribuir o livro "Sobrou Dinheiro! Lições de Economia Doméstica", já na 12ª edição, o qual, em quantidade, pode ser adquirido ao preço de livraria (R$ 17,40), diretamente da Editora.

Sobrou Dinheiro!

Seja na administração de um governo, empresa, ou família o orçamento é fundamental para o controle dos recursos disponíveis. Esta obra, do professor e consultor Luis Carlos Ewald, focada no Orçamento doméstico, revela tudo que sabe sobre Economia Doméstica. Segundo ele, "É da administração das contas da família mês a mês que trata este livro. É necessário saber onde é mais importante gastar o dinheiro. Daí a necessidade de um orçamento, fundamental na administração da escassez de recursos, tanto para um governo, uma empresa ou uma família". O livro é fundamental para as famílias atualmente.

Temas de Palestras

Orçamento doméstico:

- A importância de elaborar um orçamento doméstico

- Instruções para levantamento de despesas e enxugamento dos itens observados

- Estrutura básica de um orçamento: previsão de receitas e despesas

- Acompanhamento: o previsto versus o realizado

Planejamento para as compras domésticas:

- Supermercado: como se comportar como consumidor e otimizar as compras

- Análise de ofertas e promoções versus a lista de compras

- Equilíbrio entre estoques versus descontos 

Negociação de serviços caseiros:

- Análise do mercado: a recomendação e a confiança

- Negociação para contratação de serviços caseiros

- Cálculo do material e do custo do homem-hora

Negociação de compras: a vista ou a prazo:

- Pagando a vista, com pré-datados ou cartão de crédito

- Análise das vendas a prazo sem juros.

- Negociação de descontos

Cuidados ao tomar dinheiro emprestado:

- Custo do cheque especial

- Custo do rotativo do cartão de crédito

- Operações de Crédito Pessoal e Crédito Direto ao Consumidor

- Os Empréstimos Consignados

Negociações de dívidas pendentes:

- Dívidas em cartões de crédito, cheques especiais e Financeiras

- Exame das fontes de recursos alternativas

- Renegociação e abatimento de juros em pendências

- Descontos em pagamentos antecipados

Poupança e Investimentos:

- Como poupar e administrar as sobras do orçamento

- Aplicações na Caderneta Poupança, Renda Fixa (Fundos de Investimentos, CDBs)

- Aplicações em Renda Variável (Ações)

- Planos de Previdência Privada

- Rendas de Aluguel de Imóveis

AT 12-09