TEMAS


Roberto Rodrigues - Ex Ministro da Agricultura

Ex-ministro da Agricultura do governo Lula, Roberto Rodrigues, graduou-se em Engenharia Agrônoma, com aperfeiçoamento em administração rural, pela Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo em 1965.

Professor do Departamento de Economia Rural da Unesp de Jaboticabal no interior paulista, o executivo participa de vários conselhos, entre os quais o do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), o da Associação Comercial de São Paulo e do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), da Administração da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV) e da Fundação Bunge, entre outros.

Atualmente Rodrigues preside a Associação Brasileira de Agribusiness (ABAG), sendo membro do Comitê Empresarial de Comércio Exterior do Itamaraty.

Na vida profissional, o executivo assumiu cargos importantes, entre os quais o de presidente da Organização Internacional de Cooperativas Agrícolas e membro do Conselho Estadual de Ciências e Tecnologia (Concite) de São Paulo.

No período de 1993 a 1994, no fim do mandato do governador Luís Antônio Fleury Filho, comandou a secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento de São Paulo e durante dois anos, de 1995 a 1997, foi vice-presidente da Associação Comercial do Estado paulista.

Rodrigues também trabalhou como assessor em vários órgãos expressivos, como Embrapa, International Food and Agribusiness Management Association (Lama), World Wide Fund for Nature (WWF), Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial da USP e Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial.

O executivo publicou centenas de trabalhos sobre agricultura, cooperativismo e economia rural e é autor de três livros e co-autor de diversos outros. Como agricultor conquistou muitos prêmios na área ambiental, social, de conservação do solo e de produtividade.

Livros publicados:

- A Turma de Ouro, publicado em 1990.
- “O Dínamo do Agribusiness: Ney Bittencourt”, publicado em 1994 (Co-autor e editor).
- “Pequeno Dicionário Amoroso da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz”, junto com Ivan Wedekin, publicado em 2001.
- “A Segunda Onda Cooperativa – Uma Visão Compartilhada”.
- “Turma de Ouro: 40 anos”, publicado em 2005.
- “Antes da Tormenta”, publicado em 2008.
- “Cooperativismo: Surfando a Segunda Onda - Democracia e Paz”, publicado em 2008.
- “Depois da Tormenta”, publicado em 2008.
- “Caminhando Contra o Vento”, publicado em 2011.
- “O Cordel do Agro”, publicado em 2012.
- “Um Tempo de Ouro”, publicado em 2015.


Temas de Palestras

- Agronegócio - Agrobusiness
- Cooperativismo
- Economia Cenário Nacional e Internacional
- Empresários
- Política - Economica

AT 09-09