TEMAS


Flavio Canto

Flávio Canto é um dos maiores nomes do judô nacional. Atleta desde 1989, o judoca conseguiu vaga para representar o Brasil na seleção brasileira em 1995, ano em que conquistou bronze nos Pan-Americanos de Mar del Plata e a sétima posição nas Olimpíadas de Atlanta do ano seguinte.

Em 2004 alcançou o bronze nas Olimpíadas de Atenas. A trajetória como atleta disciplinado e concentrado teve como inspiração o ouro conquistado por Aurélio Miguel nas Olimpíadas de Seoul, em 89.
“Aquilo me incentivou demais. Eu achava que era pior que os outros, por isso, treinava muito”, conta.

O poder do incentivo e da inspiração é o que Flávio Canto leva para cerca de mil crianças e adolescentes moradores da favela da Rocinha com aulas de judô ministradas no Instituto Reação.

A vida do esportista é marcada pelo desafio. Sua maior vitória foi aprender que mais importante do que evitar a cair, é saber se levantar – e é isso que o medalhista olímpico compartilha em suas palestras. Também discute sobre valores que acompanharam sua trajetória como atleta, como idealizador do Instituto Reação – que tem como foco o desenvolvimento humano através do esporte e da educação. São valores e princípios fortemente influenciados pelo Bushidô – Código de Ética do Samurai :coragem, determinação, solidariedade, disciplina, ente outros.

Em menos de uma década Flavio já apresentou diversos programas na Rede Globo como o Esporte Espetacular, Criança Esperança, Corujão do Esporte, Madruga Sportv, Balada Olímpica, Boletim Paralímpico, e atualmente pode ser visto toda sexta ao vivo, no canal de tv por assinatura Sportv, como apresentador do programa de lutas Sensei Combate.

Após a conquista da medalha olímpica Flavio desenvolveu um grande interesse por palestras. Nessa época, ainda tinha perspectiva de lutar por muitos anos pela seleção brasileira de judô e começava a atuar no que seria o projeto de sua vida, sua atuação como presidente do Instituto Reação, que ainda era pequeno, mas crescia com a vontade de impactar cada vez mais vidas.

Durante os primeiros anos de palestra, não tinha certeza se fazia sentido usar minha experiência vivida para inspirar outras pessoas. Contudo ao longo de sua carreira, com seu ingresso na TV Globo e no Sportv, a expansão do Instituto Reação para mais de nove comunidades e mais de uma centena de palestras depois, ser palestrante se tornou uma de suas maiores paixões. 

Suas Palestras Principais são inspiradas nos princípios do judô e no código do samurai (Bushido), as mesmas transitam pelos valores da coragem, humildade, disciplina, honra, excelência e solidariedade, distribuídos ao longo dos momentos mais importantes de sua caminhada como atleta, na TV e na construção do Instituto Reação.

Temas das Palestras:

- Qual a sua Luta?:

Reação, Superação e Propósito.

- O Sensei:

Liderança pelo Processo justo e formação do time Invisível.

- Qual o seu Caminho:

Os 3Cs ( Construir, Conquistar e Compartilhar) e a Transição de cultura de Performance para Legado.

Outros temas de Palestra: 

- Motivação
- Superação de Desafios / Disciplina
- Foco no Resultado / Metas
- Equipe de alta Performance
- Competitividade
- Trabalho em Equipe
- Propósitos 
- Responsabilidade Social
- Mestre de Cerimônias

 

AT 09-09