TEMAS


Paulo Storani

Paulo Storani é Graduado pela Escola de Formação de Oficiais da PMERJ. Pós-graduado em Treinamento Físico - Universidade Gama Filho.

Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos - Fundação Getúlio Vargas. Pós-graduado em Administração Pública - Fundação Getúlio Vargas. Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal Fluminense.

Foi Secretário Municipal de Segurança Pública de São Gonçalo. Diretor de Recursos Humanos da Guarda Municipal do Rio de Janeiro e Professor da matéria Liderança e Processo Decisório da Academia da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e da Escola Superior da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Instrutor das disciplinas Liderança, Administração de Tropas Especiais, Instrução Tática Individual, Assalto Tático e Tiro Tático nos Cursos de Operações Especiais do BOPE - 1995/97. Coordenador do 9º Curso de Operações Especiais - BOPE - 1996. Consultor de Operações Especiais do filme "Tropa de Elite". Consultor de Empresas na área de treinamento.

 Tema da Palestra:

Construindo uma Tropa de Elite

Sob a inspiração do filme "Tropa de Elite", a palestra propõe estabelecer a relação entre a realidade do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais da PM do Rio de Janeiro) e das empresas e atividades do mundo corporativo.

O foco principal da abordagem é o que está além dos processos: o compromisso com a marca (empresa); o foco no resultado; o trabalho de equipe; a superação de limites - metas; a liderança mútua; e a auto-realização no cumprimento da missão - tarefa.

A interação entre o público e o ex-Capitão do BOPE Paulo Storani - Consultor do Filme, Coordenador do Curso de Operações Especiais, retratado no roteiro, e um dos oficiais que serviu de inspiração para o CAPITÃO NASCIMENTO, interpretado pelo ator Wagner Moura - tem como objetivo despertar as pessoas para superarem os "desafios" do ambiente competitivo de trabalho, e para focarem a Liderança sob o aspecto dos "homens de preto" do BOPE.

Liderança Relativa
A palestra aborda aspetos teóricos e práticos da liderança aplicadas ao cotidiano de equipes da alta performance e do BOPE. Apresenta a estrutura de tomada de decisão, desenvolvida para dar conta do cumprimento de missões de alto risco sob condições adversas,

Controle de Desempenho
Aborda aspectos teóricos e práticos das três dimensões de mensuração de desempenho do BOPE (Conduta, Qualidade e Resultado) como forma de controle da performance individual e coletiva de grupos de alto rendimento.

Decifrando o Código Cultural da Empresa
A palestra tem por objetivo identificar aspetos da cultura organizacional das empresas e de sua identidade institucional e formas de desenvolvimento de estratégias de fortalecimento destas características ou de sua mudança para se adaptarem às transformações do ambiente.