TEMAS


Ricardo Semler

Ricardo é um Investidor e empresário, presidente do Conselho e sócio majoritário de seu empresa.

Foi vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), é articulista do jornal Folha de S.Paulo e Sócio da Tarpon Investimentos em São Paulo, Brasil.

A revista TIME o apontou entre os "100 Jovens Líderes Globais", em uma série de reportagens sobre perfis de executivos publicada em 1994. O Fórum Econômico Mundial também o apontou em trabalhos semelhantes.

Também foi citado em publicações do Wall Street Journal America Economia e revista "Wall Street Journal Latin America" como "Empresário do Ano na América Latina", em 1990 e "Empre.

Seus métodos inovadores foram divulgados em todo mundo por meio do livro "Virando a própria mesa", de 1988, conhecido mundialmente como Maverick e traduzido em 29 línguas e o livro Seven-days Weekend (2003).

Desde então, se tornou palestrante requisitado por empresas como General Motors, Discovery Channel e NASA, além de ter proferido mais de quinhentas palestras em diversos países.

Eleito líder de negócios do ano (em 1990), no mesmo ano foi escolhido Homem de Negócios da América Latina pela revista America Economia, do Wall Street Journal.

Semler estudou na Harvard Business School, ministra aulas de negociação na Harvard University além de ter sido o primeiro brasileiro a escrever para a Harvard Business Review, em 1989, autor de um dos artigos mais lidos e comentados da publicação (Managing without managers). É professor convidado do MIT. Também foi vice-presidente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo e estudou Administração de Empresas em Harvard, escola em que, ironicamente, só conseguiu ingressar depois de escrever uma carta criticando a instituição. Em 1980, assumiu a presidência da Semco S/A.

Desde então, promoveu uma verdadeira revolução na empresa, incorporando em pouco tempo quatro subsidiárias de firmas multinacionais e aumentando de forma notável o capital e o número de funcionários. Eleito líder de negócios do ano, em 1990 (ano em que também foi escolhido Homem de Negócios da América Latina pela revista America Economia, do Wall Street Journal) e 1992, Semler estudou na Harvard Business School e foi vice-presidente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Atualmente Ricardo Semler é diretor da Fedaração de Industrias e articulista do jornal Folha de S. Paulo

Livros:

- Virando a própria mesa
- The Seven Day Weekend: Changing the Way Work Works
- Você está louco! - Uma Vida Administrada de outra forma

Temas de Palestras

- Empreendedorismo
- Liderança
- Mudando o Jogo: Sabedoria em vez de Inteligência
- Como gerenciar uma empresa (quase) sem regras
- Sabedoria radical para uma empresa, uma escola, uma vida
- Educação

AT 09-09