TEMAS


Salomão Esper

Um dos mais antigos e tradicionais radialistas do Brasil, está desde 1962 na rádio Bandeirantes, onde participou do Jornal Gente de 1978 a 2019.

Além de radialista e jornalista, é advogado formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, ligada à Universidade de São Paulo (USP/SP).

A oportunidade foi aproveitada por Kalil Filho (1930-1970), que, depois, ganhou notoriedade por apresentar o jornal quando este se tornou televisivo, produzido pela TV Tupi, tornando-se, assim, o primeiro âncora da televisão brasileira.

Como curiosidade, recusou, no final dos anos 1940, uma oferta para tornar-se apresentador da versão do Repórter Esso em São Paulo, que deixava a rádio Record e passava a ser transmitido pela rádio Tupi, por achar que, na capital paulista, o telejornal não tinha tanta projeção quanto a alcançada no Rio de Janeiro.

Iniciou a carreira na rádio Cruzeiro do Sul, em 1948, como locutor. Quatro anos depois, em 1952, foi para a rádio América, que pertencia ao grupo Bandeirantes, onde ocupou o cargo de superintendente por muitos anos.

Na década de 1960, transferiu-se para a rádio Bandeirantes, onde foi locutor dos programas jornalísticos da emissora.

Em 1978, recebeu a incumbência de comandar, com José Paulo de Andrade e Joelmir Beting, o Jornal Gente, das rádios Bandeirantes AM/FM, que sucedeu a O Trabuco, programa jornalístico comandado por Vicente Leporace (1912-1978) de grande audiência na época. Graças à competência do trio, a missão de manter a audiência das 8 da manhã, de segunda a sábado, numa das principais rádios do Brasil, foi bem sucedida. Joelmir ficou um tempo fora da emissora, mas retornou em 2007, reeditando o trio inicial.

Em 2012, participou do projeto conjunto da rádio Bandeirantes e da Panda Books e gravou uma locução falando de sua paixão pelo rádio e pelo Sport Club Corinthians Paulista, que se transformou no CD que acompanha o audiolivro Futebol é com a Bandeirantes – Corinthians.

Além da fala de Salomão, o CD traz vinhetas e trilhas que marcaram época nas jornadas esportivas. Edições distintas também foram feitas falando dos demais grandes clubes de futebol do Estado.

Em 2019, o Salomão Ésper deixou o programa Jorna Gente, ele agora fará participações ao vivo no programa Rádio Livre.

Temas de Palestras:

- Economia e Política
- Empreendedorismo
- Comunicação

Tipos de Trabalhos:

- Jornalistas
- Radialistas

AT 09-09