TEMAS


Paulo Rabello de Castro

Paulo Rabello de Castro Ex-presidente do Instituto Atlântico e fundador da ONG Instituto Maria Stella. Graduou-se em 1971 em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É mestre e doutor em Economia pela Universidade de Chicago, onde cursou com os professores Milton FriedmanGary Becker e T.W. Schultz, todos ganhadores do Prêmio Nobel de Economia.

De 1994 a 1996 foi membro e presidente da Academia Internacional de Direito e Economia (AIDE), foi professor titular no Curso de Doutorado da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), nas cadeiras de Economia Agrícola, Economia Regional e Urbana e Economia da Informação; criador e coordenador do Grupo de Informação Agrícola no Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da FGV; criador e editor da revista especializada Agroanalysis; redator-chefe da revista Conjuntura Econômica da FGV encarregada, até os anos 1980, de publicar nacionalmente as Contas Nacionais e os Índices Nacionais de Preços.

Fundou em 1993 a SR Rating, primeira empresa especializada em rating no Brasil.

Ocupou cargos de gestão na ARC Ratings, RC Consultores, Macroconsulting, entre outras, além de participação em entidades profissionais.

Integrou o Comitê de Gestão do Grupo de Líderes Empresariais – Lide, foi conselheiro do Conselho de Economia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e exerceu a presidência do Conselho de Planejamento Estratégico da FECOMERCIO/SP.

Contribuiu para diversas mídias, como colunista e comentarista, entre as quais o Folha de S.Paulo, Época, Jovem Pan e blogues de opinião.

Presidente do IBGE entre julho de 2016 e junho de 2017, sua gestão promoveu a renovação do parque tecnológico da instituição e viabilizou o Censo Agropecuário, que não era realizado desde 2006. Deixou o IBGE para assumir a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES aonde ficou até abril de 2018, quando deixa o BNDES para assumir pré-candidatura do PSC, e posteriormente a vice presidência da República, na chapa do Álvaro Dias do Podemos.

Atuamente Paulo Rabello atua como economista ministrando palestras sobre o cenario economico nacional e diversos outros temas. 

Livros: 

- (1992) - Brasil, este país tem jeito?
- (2008) - A Bolha de WallStreet: Como ela pegou o mundo, Como ela pode pegar você
- (2011) - Galo cantou! a conquista da propriedade pelos moradores do Cantagalo
- (2014) - O mito do governo grátis: O mal das políticas econômicas ilusórias e as lições de 13 países para o Brasil mudar
- (2016) - Box - Panorama Fiscal Brasileiro proposta De Açao: A reforma da reforma / Reorientar o gasto corrente
- (2018) - Rebeldia e sonho: três diálogos com Agatha Justino e Ana Paula de Oliveira

Temas das Palestras:

- Economia - Cenário Nacional e Internacional
- Agronegócio / Agrobusiness
- Negociação
- Gestão Pública
- Política - Economia
- Macroeconomia
- Planejamento e Estratégia 

AT 09-09