TEMAS


Cleber Machado

Começou a carreira no fim da década de 1970, trabalhando na Rádio Bandeirantes e na Rádio Tupi. No ano seguinte, foi para o Sistema Globo de Rádio, onde iniciou seu trabalho com o esporte na equipe de Osmar Santos. Na televisão, começou na TV Gazeta e, posteriormente, na TV Globo Vale do Paraíba, de São José dos Campos.

Em 1988, foi para a TV Globo São Paulo. Desde então participou da cobertura em rede de alguns dos mais importantes eventos esportivos do mundo, como Fórmula 1, Olimpíadas, Copas do Mundo, boxe internacional e Corrida de São Silvestre, entre outros. Ao lado de Maria Beltrão, foi responsável por narrar o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro entre 2001 e 2009, sendo transferido para narrar o Carnaval de São Paulo, ao lado de Mariana Godoy e Chico Pinheiro — fez a cobertura entre 2010 e 2013.

Até meados de 1989, Cléber Machado atuava como repórter, atuando também na locução de compactos de lutas de boxe e outros eventos esportivos que eram exibidos no programa Esporte Espetacular, na época exibido nas noites de domingo. Sua mudança para narrador ocorreu na Copa do Brasil do mesmo ano. Nos anos 1990, apresentava a edição paulista do Globo Esporte.

Em 2004, Cléber Machado foi o apresentador do programa Arena SporTV, cargo que deixou em 2010, e também apresentava o bloco esportivo do SPTV, às segundas e quintas. Ele é o narrador titular do futebol na TV Globo São Paulo. Narrou as Copas do Mundo de 1990, 1994, 1998, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018. Narra também jogos do Campeonato Brasileiro, da Copa Libertadores, da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, entre outros.

Ganhou por três vezes tanto o Troféu Imprensa como o Prêmio Comunique-se.

Cléber narrou algumas conquistas importantes do esporte brasileiro: a medalha de ouro do judoca Rogério Sampaio nas Olimpíadas de Barcelona em 1992, o primeiro título do Brasil no Campeonato Mundial de Futebol Sub-17 em 1997, o Brasil campeão da Liga Mundial de Voleibol em 2004, o segundo título da seleção brasileira no Campeonato Mundial de Voleibol em 2006 e também o sétimo título mundial do Brasil na Copa do Mundo de Futsal em 2012. Em dezembro de 1997, narrou pela primeira vez um amistoso internacional da Seleção Brasileira na vitória por 2 a 1 sobre a África do Sul.

Em 2012, o narrador interpretou a si mesmo em alguns capítulos da novela Avenida Brasil. Nessa participação, narrava os jogos do Flamengo, time do personagem Tufão, interpretado por Murilo Benício.

Atualmente, Cléber ocupa o lugar de segundo narrador esportivo da Globo e é o titular dos jogos transmitidos para o estado de São Paulo.

Tipos de Trabalhos:

- Narrador
- Presença Vip
- Jornalista esportivo
- Mestre de Cerimônias
- Moderador de Debates

AT 12-09