Antonio Alberto Saraiva - Habib's

São Paulo/SP


Antonio Alberto Saraiva - Habib's

António Alberto Saraiva é um empresário luso-brasileiro. Assumiu uma pequena padaria da família no Brás, bairro de São Paulo, quando o seu pai foi assassinado num assalto ao estabelecimento. Entre seus estudos e o trabalho no comércio da família montou em 1988 um restaurante especializado em comida árabe chamado Habib’s na Rua Cerro Corá, bairro da Lapa.




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António Alberto Saraiva é um empresário luso-brasileiro. Assumiu uma pequena padaria da família no Brás, bairro de São Paulo, quando o seu pai foi assassinado num assalto ao estabelecimento. Entre seus estudos e o trabalho no comércio da família montou em 1988 um restaurante especializado em comida árabe chamado Habib’s na Rua Cerro Corá, bairro da Lapa.

Este restaurante transformou-se numa rede de lojas próprias e franqueadas, espalhadas pelo Brasil, e António Saraiva é presidente, além do Habib’s, da rede Ragazzo, da Arabian Bread (pães), da Ice Lips (sorvetes), da Promilat (laticínios), e da Vox Line (call center).

O crescimento da rede Habib’s se confunde com a história do seu fundador, Antônio Alberto Saraiva. Alberto Saraiva, médico por formação, mas empreendedor por vocação, acreditou em uma idéia e construiu um império a partir de poucos recursos. O negócio parecia impossível: fast-food brasileiro, servindo comida árabe e controlado por um português sem qualquer vínculo com o mundo oriental.

Inexperiente, passou por muitas dificuldades gerindo a padaria e percebeu que era preciso conhecer o trabalho realizado na empresa para não depender de seus funcionários. O negócio prosperou e, em 1976, obteve seu primeiro lucro comercial com a venda da padaria, o qual investiu em uma lanchonete. Essa foi a primeira negociação de muitas que ainda viriam. O valor do esforço de Alberto é maior na medida em que conseguiu prosperar nos negócios ao mesmo tempo em que concluiu o curso de medicina.

Administrando a lanchonete, conheceu um dos melhores cozinheiros árabes de São Paulo, Paulo Abud. Muito cedo, conversando, os dois perceberam que os restaurantes especializados nesse tipo de comida eram raros e com preços altos. Paulo Abud foi o responsável pelo conhecimento de comida árabe de que Alberto precisava para consolidar seu restaurante. Em 1988 o Habib’s inaugura sua primeira loja na Rua Cerro Corá em São Paulo. De modo a garantir a variedade do cardápio e de não apostar somente em produtos específicos, aproveitou a sua experiência profissional e incluiu outros produtos mais comuns ao público brasileiro: pizza, pastel e chopp. Além disso, ajustou as receitas árabes ao gosto nacional.

Saraiva percebeu uma oportunidade observando o público de baixo poder aquisitivo e esse foi o seu diferencial. Ele democratizou o consumo de seus produtos com preços que são acessíveis ao orçamento dos brasileiros, fazendo com que as pessoas pudessem frequentar um restaurante, comer bem e gastar pouco. A partir do sucesso do empreendimento, alguns sócios se uniram com a meta de abrir novas lojas. Em 1992, foi adotado o sistema de franchising, inaugurando a primeira loja franqueada da rede em Santo André, São Paulo. Ao completar 10 anos de atuação no mercado, o Habib’s já ultrapassava a marca de 100 lojas. A expansão e solidez da cadeia se assentaram no tripé: preços baixos, variedade e alta performance em qualidade. Em 1999 deu início à campanha “Nosso preço começa com zero”, destacando três produtos que custam menos de R$ 1,00 (pastel, kibe e esfiha).
O primeiro mês de campanha conseguiu elevar a venda do pastel em 220% e da esfiha e do kibe em 30%.

Seguindo a filosofia: “Não basta atender o cliente com eficiência e sim surpreendê-lo sempre”, a empresa adotou uma série de iniciativas que só contribuíram para o desenvolvimento da marca. A certeza da própria qualidade levou a rede a lançar o “Habib’s 28 minutos”.

O programa revolucionou os sistemas de entrega de fast food: se no espaço de 28 minutos, contados a partir do momento em que o pedido é anotado, o cliente não receber a encomenda, não precisa pagar. Além desse diferencial, mantém no ar seu serviço de relacionamento com o cliente, batizado de “Alô Tia Eda”.

A empresa, como o próprio empresário faz questão de ressaltar, é a maior marca de fast food de comida árabe do mundo. São 300 unidades espalhadas pelo país e um faturamento de R$ 900 milhões anuais.

Temas de Palestras:

- Atendimento ao Cliente;
- Cases de Sucesso;
- Empreendedorismo;
- Criatividade e Inovação;
- Empresários/Executivos de Sucesso;
- Gestão de Pessoas;
- Liderança;
- Marketing/Comunicação;
- Motivação;
- Planejamento e Estratégia;
- Trabalho em Equipe/Disciplina;
- Vendas;
- Varejo;
- Superação de Desafios;

AT 11-23
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