TEMAS


Rodrigo Nogueira - Minotauro

Antônio Rodrigo Nogueira, mais conhecido como Minotauro é um ex-lutador da categoria peso-pesado de artes marciais mistas. É um dos maiores representantes das artes marciais brasileiras, atualmente trabalha como embaixador do UFC.

Foi campeão interino do peso-pesado do UFC, campeão do World Extreme Fighting em 1999, campeão do Rings: King of Kings em 2000, e ex-campeão peso pesado do PRIDE. É o único lutador na historia que ganhou os cinturões dos pesos pesados no UFC e no PRIDE.

Aos onze anos sofreu um grave acidente ao ser atropelado por um caminhão de lixo, ficando 25 dias em coma e um ano internado. Ficou com uma cicatriz nas costas que o acompanha até hoje e que se tornou uma forma simples de diferenciá-lo do seu irmão gêmeo. Desde cedo treinou judô, passando depois a praticar boxe, jiu-jitsu, muay thai e wrestiling.

No dia 23 de agosto de 2011, Minotauro fechou uma parceria com o Internacional para representar a marca do clube gaúcho nas lutas que ele disputar no UFC. Em entrevista para o canal SporTV, Minotauro disse: "Agora sou colorado de coração. Vou fazer tudo para representar o Inter da melhor forma possível. Sempre foi um clube simpático para mim, mas agora sou 100% Internacional". Ele brincou ainda com a rivalidade Gre-nal. "Quero ver o Grêmio trazer um peso-pesado para me derrubar". No dia 27 de agosto de 2011, numa das melhores e mais elogiadas apresentações de sua carreira, Minotauro nocauteou Brendan Schaub no UFC Rio, depois de três cirurgias e dez meses parados. Ao fim do evento, este foi eleito o nocaute da noite.

Em dezembro de 2011 voltou ao octógono em uma revanche contra o americano Frank Mir. Após um bom início de round, Minotauro quase nocauteou o americano mas acabou sendo finalizado com uma kimura. Minotauro não desistiu e teve seu braço quebrado nessa luta.

Minotauro teve sua volta prevista no UFC 149 mas teve que adiar seu retorno por causa das dores no braço.

Em 2013 foi treinador do TUF Brasil, ao lado de Fabrício Werdum, sendo que, na final do reality, sete anos depois, Minotauro e Werdum voltaram a se encontrar no UFC on Fuel TV: Nogueira vs. Werdum. Fabricio Werdum acabou vencendo o duelo por finalização no segundo round.

Minotauro pediu e enfrentou o gordinho Roy Nelson em 11 de abril de 2014 no UFC Fight Night: Nogueira vs. Nelson, em Abu Dhabi e Roy surpreendeu com uma atuação totalmente dominante. Roy conseguiu um knockdown logo no começo do combate. Menos de 1 minutos depois acertou um overhand fulminante, que nocauteou o brasileiro aos 3m37s do primeiro round.

Após a falha no exame antidoping, Anderson Silva foi tirado do The Ultimate Fighter Brasil 4, Minotauro foi chamado para voltar ao TUF, ao lado de Maurício Shogun. Nogueira então enfrentou Stefan Struve em 1 de agosto de 2015 no UFC 190. Ele foi derrotado por decisão unânime. Após essa derrota, um mês depois, Minotauro anunciou a aposentadoria do UFC e se tornará Embaixador de Relacionamento com Atletas do UFC Brasil, o qual ele sera a ligação da organização entre atletas, patrocinadores, mídias e órgãos governamentais e irá auxiliar o UFC a manter o mais alto padrão dos lutadores e, ao mesmo tempo, atuar como um mentor no desenvolvimento de jovens atletas e ele é até hoje um referencia para muitos atletas

Sobre Palestras:

Antes de começar a palestra de Rodrigo Minotauro, muito pensam que não terão surpresas no conteúdo que será apresentado.

Mas, Rodrigo com sua estória de vida e de superação, somado à sua excelente oratória, extrema simpatia e humildade, levanta os olhares curiosos e desperta uma grande emoção em suas palestras. Rodrigo Minotauro é inspirador.

Essa história de superação e determinação, começa ainda quando pequeno dele ter sobrevivido por milagre de um grave acidente. Sempre conseguiu voltar de suas contusões se saindo vitorioso.

Ele detalha isso e muito mais, fazendo analogias entre o mundo empresarial e o mundo das lutas, abordando tópicos como: 

Temas de Palestras:

- Disciplina
- Treinamento
- Estratégia
- Metas
- Liderança
- Trabalho de Equipe
- Empreendedorismo
- Superação de Desafios
- Motivação
- Sem limites para Superação

AT 09-09