Mário Sérgio de Brito Duarte - Coronel

Mário Sérgio de Brito Duarte - Coronel

TEMAS


Mário Sérgio de Brito Duarte - Coronel

Mário Sérgio de Brito Duarte é coronel da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e analista de segurança pública.

Comandou o 22° Batalhão da Polícia Militar e o Batalhão de Operações Policiais Especiais. Bacharelando em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, teoriza a existência de um "conflito urbano armado de baixo intensidade" , assim nomeando os combates cotidianos travados entre os agentes da lei e as quadrilhas de bandidos das diversas facções que disputam áreas de influência na cidade.

Para devolução da tranquilidade pública e da paz civil à cidade do Rio de Janeiro e municípios de seu entorno, subtraídas por uma criminalidade fora de controle, progressiva e expansiva, o coronel argumenta em favor do resgate dos espaçoes onde o poder público vê ameaçada sua soberania pelas "facções" criminosas, estruturas de poder ilegais e ilegítimas que dominam áreas geográficas e comunidades através de uma estrutura de coerção despótica e assasina, assente no poder de fogo dar armas de guerra que dispõem.

O militar atribui ao que chama de ideologia de facção a principal força-motriz do comércio ilícito de entorpecentes no estado do Rio de Janeiro e não à vontade de lucro. Também faz críticas às ONGs que desqualificam o trabalho policial contra o narcotráfico, ancoradas num discurso subliminar marxista que credita às forças do estado o papel de "superestrutura de poder", agindo contra as bases proletárias da população.

Mário Sérgio esteve à frente das operações realizadas para implantação das Unidades de Polícia Pacificadoras nos complexos da Vila Cruzeiro e Alemão, em novembro de 2010, que teve apoio dos Fuzileiros Navais com blindados M 113 e CLANF. O episódio ganhou repercussão internacional por consequência da debandada maciça de centenas de traficanetes da Vila para o Alemão, cujas imagens foram capturadas por helicóptero.

Obra:

- Incursionando no Inferno - A Verdade da Tropa

Currículo:

Coronel da PMERJ, Secretário de Políticas Públicas de Segurança e Combate às Drogas.
Ex-Comandante Geral da Corporação. 
Ex-Comandante da Academia da Polícia Militar, 
Ex-Comandante do Batalhão da Maré, 
Ex-Comandante do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), 
Ex-Superintendente de Planejamento Operacional da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, 
Ex-Presidente do Instituto de Segurança Pública. 
Ex-assessor da Prefeitura do Rio de Janeiro para assuntos de Dependência Química, 
Ex-Diretor de Inteligência da Subsecretaria de Inteligência da SSP
Bacharelando em Filosofia pela UFRJ, 
Articulista (JB, O Dia e O GLOBO),
Escritor (Incursionando no Inferno - A Verdade da Tropa - primeiro livro escrito sobre o BOPE) e (Liberdade para o Alemão - O Resgate de Canudos - lançado no dia 23/07/12). 
Comentarista de Segurança Pública (e outros assuntos) do Programa do Canázio, na Rádio Globo.
Orador, conferencista, expositor e debatedor em eventos e entidades com destaque para: Academia Brasileira de Filosofia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Veiga De Almeida, Universidade Estácio de Sá, Universidade Cândido Mendes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Faculdade Pinheiro Guimarães, Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Câmara Federal do Congresso Nacional, Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Rio de Janeiro, Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Niterói, Casa do Saber, Colégio Militar do Rio de Janeiro, Diretoria de Assistência Social da Marinha, Organização das Nações Unidas - Genebra, EMED - Cuiabá, Associação Brasileira de Imprensa, Defensoria Pública do Rio de Janeiro, etc.

Temas de Palestras:

- 11 princípios do Bope que vão mudar sua vida
- Gestão de Pessoas
- Cases de Sucesso
- Liderança
- Motivação
- Planejamento e Estratégia
- Superação de Desafios
- Trabalho em equipe
- Negociação
- Disciplina
- Superação de Desafios
- Segurança Pública e Cidadania
- Prevenção à Dependência Química e Combate às Drogas
- Competitividade
- Responsabilidade Social
- Sipat / Segurança no Trabalho
- Trabalho em Equipe / Disciplina

AT 11-09