TEMAS


Carlos Massa - Ratinho

Carlos Roberto Massa, mais conhecido pela sua alcunha Ratinho, é Apresentador de TV, Empresário, Humorista, Radialista e Político, além de já ter atuado como ator na novela Vende-se um Véu de Noiva, e em especiais do SBT.

Foi político no final da década de 1970 até meados da década de 1990, quando foi vereador de Curitiba e deputado federal pelo Partido da Reconstrução Nacional (PRN). É o fundador e proprietário do Grupo Massa, que atua nas áreas de comunicação (Rede Massa), agronegócio, gestão e licenciamento de marcas.

Iniciou sua carreira televisiva em 1991 na Rede OM (atual CNT) como repórter policial e, logo em seguida, apresentador do programa Cadeia, do ex-deputado Luiz Carlos Alborghetti, de quem adotou o estilo espontâneo, irreverente, desafiador, escrachado e acalorado de atuação, assim como o uso do cassetete durante os programas.

Entrou na Record em 1997 estreando o programa Ratinho Livre. Um mês depois, já incomodava a Globo e o SBT no Ibope. Naquela época, também obteve certa visibilidade nacional e inclusive internacional com os casos que abordou em seu programa.

Se destacam as características do apresentador, como improvisos, assobios, as brincadeiras com a plateia e a agitação com o cassetete exigindo punição aos políticos corruptos.

Ficou conhecido por seu temperamento explosivo, por seu estilo polêmico e brincalhão, por não ter papas na língua e por seu linguajar chulo, principalmente quando se exalta contra acusados de crimes. Foi posto como réu em numerosos processos judiciais, inclusive Jorgina de Freitas, a quem teria chamado de biscate, um palavrão que Ratinho costuma falar contra as mulheres envolvidas em acusações.

Transferiu-se para o SBT e apresentou, entre 1998 e 2006, o Programa do Ratinho.

Em 2007, Carlos Massa iniciou a apresentação de seu novo programa, o Jornal da Massa. Em 2008, comprou a TV Iguaçu, TV Cidade, TV Tibagi e TV Naipi, afiliadas do SBT de onde nasceu a Rede Massa de Televisão.

Em 2008, retornou com o Programa do Ratinho no SBT, após três anos. Começou a comandar o Nada Além da Verdade, um programa já apresentado anteriormente por Silvio Santos.

Em 2012, inaugurou mais uma emissora no Paraná: a TV Guará. 

Em 2016, adquiriu a Rede Difusora, afiliada do SBT no Maranhão.

Atualmente é apresentador do seu programa no SBT, ministra palestras e faz mestre de cerimônias. 

Temas de Palestra:

- Como se comunicar com a CLASSE C

Sob a experiência de vida e de palco dessa carreira brilhante a qual me destaquei na televisão e de muitas outras vivências principalmente com a área de marketing. Surge a ideia de propor a palestra como defensor da classe popular, mais conhecida como classe C.

O foco seria que todas as mídias abordassem uma linguagem mais popular, mais simples para se comunicar com essa grande, expressiva e decisiva parcela da população que tem renda e consome neste país. Trazer para os meios publicitários uma maneira mais peculiar mais brasileira de incentivar esses potencia de consumo.

Incentivar esses potenciais de vendas. Somos um país de oralidade. Ensinar o povo a pegar avião, a fazer check-in no aeroporto, usar cartão de crédito na internet. É preciso reinventar vendas, o marketing e a empresa. Quebrar tradições. Inovação é criatividade. Dizer não ao preconceito que ainda existe de alguns anunciantes pelas classes mais populares. Quer saber de alguém que sabe realmente falar com este mercado? EU.

- Motivacional

Lemos pouco, mas acreditamos na palavra. Todos nos temos pontos fortes. Trabalhe, coragem comprometa-se com um trabalho, com sua empresa. Assuma seus negócios. Perceba as oportunidades. Tenha persistência. Agressividade, que quer dizer “ir de encontro a algo. Foco. Venda onde ninguém vende. Busque qualidade. Ensine seu cliente a fazer conta.

Pessoas não compram produtos, compram histórias. Planeje sua visita. Levante cedo. Use a intuição e nunca perca a sua ambição.

Tipos de Trabalho: 

- Presença VIP 
- Mestre de Cerimônias

AT 12-09