TEMAS


Roberto DaMatta

Roberto Augusto DaMatta é um antropólogo, conferencista, consultor, colunista de jornal e produtor de TV. É Professor Titular de Antropolgia Social do Departamento de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Professor Emérito da Universidade de Notre Dame, ocupando a cátedra Reverendo Edmund P. Joyce.

Graduado e licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense, Roberto possui curso de especialização em antropologia social do Museu Naconal da Unversidade Federal do Rio de Janeiro bem como mestrado e doutorado em 1969 e 1971 respectivamente pela Universidade Harvard.

Foi chefe do departamento de Antroplogia do Museu Nacional e o coordenador do seu programa de pós-graduação em Antropologia Social. É professor emérito da universidade norte-americana de Notre Dame, onde ocupou a cátedra Rev. Edmund Joyce, Ciências Sociais de Antroplogia de 1987 a 2013. Atualmente é professor titular do Departamento de Ciências Sociais da PUC-RJ.

Em 2001, recebeu a Ordem do Mérito. Roberto realizou pesquisas etnológicas entre os índios Gaviões e Apinayé. Foi pioneiro nos estudos de rituais e festivais em sociedades industriais, tendo investigado o Brasil como sociedade e sistema cultural por meio do carnaval, do futebol, da música, da comida, da cidadania, da mulher, da morte, do jogo do bicho e das categorias de tempo e espaço.

Considerado um dos grandes nomes das Ciências Sociais no País, é autor de diversas obras de referência na Antropologia, Sociologia e Ciência Política, como Carnavais, Malandros e Heróis, A casa e a rua ou O que faz o brasil, Brasil?

Em 1974, Oswaldo Caldeira realizou para o Ministério da Educação e Cultura, com finalidades didáticas, o documentário de média metragem Aukê. O filme é uma aula de Antropologia, baseada em um estudo feito em 1970 por Roberto chamado Mito e anti-mito entre os Timbira, que conta o surgimento do homem branco do ponto de vista indígena. O próprio Roberto apresenta e explica seu trabalho ao longo do filme, que foi selecionado e exibido no Festival de Brasília de 1975.

No ano de 2017, recebeu duas medalhas: A Medalha "Marechal Trompowsky", pelos relevantes serviços prestados à educação no âmbito militar e A Medalha de Comendador, da Ordem do Mérito Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho.

Uma das maiores influências de Roberto é o antropólogo estadunidense David Maybury-Lewis, a quem auxiliou durante seus estudos na Universidade Harvard entre as décadas de 60 e 70. A obra de Roberto também estabelece importantes diálogos com os franceses Claude Lévi-Strauss, Louis Dumont, Émile Durkheim e Alexis de Tocqueville, o escocês Victor Turner e, especialmente, com os brasileiros Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e Roberto Cardoso de Oliveira.

Obras:

- Índios e Castanheiros
- Ensaios de antropologia cultural
- um mundo dividido: a estrutura social dos índios Apinayé
- Carnavais, malandros e heróis
- Universo do carnaval: imagens e reflexões
- Relativizando: uma introdução à antropologia social
- O que faz o brasil, Brasil?
- A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil
- Explorações: ensaios de sociologia interpretativa
- Conta de mentiroso: sete ensaios de antropologia brasileira
- Torre de Babel: ensaios, crônicas, críticas, interpretações e fantasias
- Águias, burros e borboletas: um ensaio antropológico sobre o jogo do bicho
- Profissões industriais na vida brasileira
- Tocquevilleanas, notícias da América
- A bola corre mais que os homens: duas Copas
- Fé em Deus e pé na tábua: como e por que o trânsito enlouquece no Brasil

Além de sua obra em livros, Roberto possui centenas de artigos e ensaios em revistas científicas e coletâneas bem como verbetes em diconários e enciclopédias no Brasil e no exterior, publicados a partir de 1963. Mantém uma coluna semanal no jornal cariorca O Globo.

Temas de Palestras:

- Cultura
- Antropólogo
- Ciências Políticas e Sociais
- Comportamento
- O papel do Brasil no palco mundial
- como se deu o seu interesse pela antropologia?

Tipos de Trabalhos:

- Jornalista
- Mestre de Cerimônia
- Moderador de Debates

AT 09-09