TEMAS


Dario Pereyra

Nascido no dia 19 de outubro de 1956, em Sauce, Uruguai, Dario Pereyra começou a carreira nas categorias de base do Nacional de Montevidéu. Na época, Darío jogava mais avançado, como um meia-esquerda, posição em que Pedro Rocha, outro uruguaio, tinha feito fama na equipe tricolor.

Darío chegou ao São Paulo em 1977 e logo em seu primeiro ano de futebol nacional conquistou um título importante: o Brasileirão (o São Paulo derrotou o Atlético Mineiro, nos pênaltis, por 3 a 2, no Mineirão).

Nove anos depois, em 86, Darío Pereyra voltava a levantar mais um Brasileirão. E mais uma vez de forma emocionante. Mais uma vez nos pênaltis. Depois de empate no tempo normal e prorrogação com o Guarani, no Brinco de Ouro, o São Paulo levou a melhor nas penalidades.

Deixou o futebol paulista e teve rápida passagem pelo Flamengo. Vestiu a camisa rubro-negra somente no Brasileirão de 1988.

Voltou ao futebol paulista em 1989, mas desta vez para defender o Palmeiras.

Os problemas de relacionamento com Leão, na época técnico do alviverde, prejudicaram a permanência prolongada do uruguaio no Palestra Itália.

Antes de encerrar a carreira, um dos quarto-zagueiros mais técnicos que já passou pelo futebol brasileiro, jogou no futebol japonês. Lá, ele defendeu o Matshushita (atual Gamba Osaka), sendo campeão da Copa do Imperador em 1990. Após pendurar as chuteiras, Darío Pereyra não conseguiu ficar muito tempo longe dos gramados.

Ele começou a trabalhar como técnico nas categorias de base do São Paulo. Assumiu o time profissional em 1997, sendo vice-campeão paulista. Em 1998 deixou o São Paulo e dirigiu o Curitiba. No ano seguinte, em 1999, obteve sua maior conquista como técnico: campeão mineiro pelo Atlético. Dirigiu ainda o Guarani (2000), o Corinthians (2001), o Paysandu (em 2002 e 2003) e Grêmio (2003).

Após algum tempo sem trabalhar em clubes de futebol, Darío Pereyra aceitou o convite para trabalhar de dirigente do Avaí (SC), em 2007.

Em novembro de 2011, Darío assumiu o comando técnico do Arapongas Esporte Clube, do Paraná, mesma equipe que revelou o atacante Borges, que brilhou nos times do São Paulo, Grêmio e Santos.

Em 2014, foi anunciado pelo Águia de Marabá como novo treinador do clube, cargo que ficou até se aposentar.

Tipos de Trabalhos:

- Esportes
- Mestre de Cerimônias
- Presença Vip

AT 01-20