Mario Sergio Cortella

Mario Sergio Cortella

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Mario Sergio Cortella

Filósofo, professor, escritor, político, palestrante e pai, Mario Sergio Cortella é um dos maiores pensadores brasileiros da atualidade.

Nascido em Londrina no dia 5 de março de 1954, no interior do Paraná, Sergio Cortella graduou-se em Filosofia, chegando a vivenciar uma experiência monástica no convento da Ordem Carmelitana Descalça durante sua juventude.

Cortella abandonou a restrita vida de monge para dedicar-se a carreira acadêmica, sua vocação. Em 1989 concluiu seu mestrado na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), no qual contou com a orientação do Prof. Dr. Moacir Gadotti.

Já em 1997, sob a orientação de outro grande pensador brasileiro, o Prof. Dr. Paulo Freire, Mario Sergio Cortella concluiu o seu doutorado em Educação, também pela PUC-SP.

Entre 1977 e 2012, Cortella atuou como professor titular Departamento de Teologia e Ciências da Religião, professor convidado pela Fundação Dom Cabral e também na Fundação Getúlio Vargas.

Seu currículo também acumula o cargo de Secretário Municipal da Educação, entre 1992 e 1993, sob a administração de Luiza Erundina, além de membro do Conselho Técnico Científico da Educação Básica da CAPES/MEC entre 2008 e 2010.

É comentarista da Rádio CBN no Academia CBN (rede nacional, de segunda a sexta-feira) e Escola da Vida(capital paulista às terças e quintas-feiras); comentarista do Jornal da Cultura na TV Cultura (semanalmente, em rede nacional)

Livros:

- Não nascemos prontos!
- Qual é a tua obra?
- Política: para não ser idiota
- Vida e carreira: um equilíbrio possível?
- Não se desespere!
- Não espere pelo epitáfio!
- Liderança em foco
- Nos labirintos da moral
- Vivemos mais! Vivemos bem?

Temas de Palestras:

Da oportunidade ao Exito: mudar é complicado? Acomodar é perecer!

Tópcos Abordados:

1. Vento favorável? Melhor procurar do que aguardar
2. Audácia não é a mesma coisa que aventura
3. Não se confunda “novo” com mera “novidade”
4. Mudar exige correr o risco do desequilíbrio
momentâneo
5. Para além do óbvio: inovar é preciso!


- Qual é a tua obra? inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética.

Tópcos Abordados:

1. Em busca de sentido: tripalium X poiesis
2. “Lembra-te que és mortal”
3. Gestão Pessoal, Gestão Vital
4. Liderança: vitalizar constantemente
5. Fundamental é chegar ao essencial
6. Ética: a nossa casa e a pessoa inteira

- Cenários turbulentos, Mudanças Velozes: negação, Proteção ou superação?

Tópcos Abordados:

1. Mudanças no Mundo dos Negócios: tragédia ou drama?
2. Competência: condição coletiva e temporal
3. Organizações: de qualificadas a qualificantes
4. A gestão do estoque de conhecimento: sinal de inteligência
estratégica
5. A atitude propositiva e não simplesmente reativa

- A Arte de Liderar: Cinco Competências essenciais.

Tópcos Abordados:

1. Libertar a Mente
2. Elevar a Equipe
3. Recrear o Espírito
4. Inovar a Obra
5. Empreender o Futuro

- A emergência de múltiplos paradigmas: Novos tempos, Novas atitudes.

1. Momentos graves? Momentos grávidos...
“Avalia-se a inteligência de um indivíduo pela quantidade de incertezas que ele é capaz de suportar“. (E. Kant)
2. A cautela imobilizadora.
“Na véspera de não partir nunca, ao menos não há que arrumar malas”. (Fernando Pessoa)
3. A competência contra o ímpeto inconsequente
“Deus é contra quem faz a guerra, mas fica do lado de quem atira bem“. (Voltaire)
4. A tensão entre flexibilidade, persistência e rigidez.
“Os homens são como tapetes; às vezes precisam ser sacudidos“. (provérbio árabe)
5. A esperança não pode ficar em apuros
“A tragédia do homem é o que morre dentro dele enquanto ele ainda está
vivo“. (A. Schweitzer)

- Hexavalores para uma performance Harmoniosa:

Tópcos Abordados:

1. Equilíbrio vital.
(Vida profissional é parte da vida e não toda ela)
2. Integridade pessoal.
(Se me divido, vem sofrimento; se me reparto, vem harmonia)
3.Generosidade mental.
(Ensinar o que se sabe robustece a competência)
4.Honestidade moral.
(Coerência exemplar é praticar o que se ensina)
5. Humildade intelectual.
(Perguntar o que se ignora é sinal de inteligência progressiva)
6.Persistência focal.
(Resultado é construção planejada e não pura espera)

- Responsabilidade Social é coisa séria!

Tópcos Abordados:

1. A necessária distinção entre a positiva ambição e a
deletéria ganância
2. Responsabilidade Corporativa: para além da
cosmética...
3. Consolidar futuro: crescer COM as comunidades (nem
apesar e nem contra)
4. Inteligência estratégica: sustentabilidade coletiva e
elevação social

 - Ética, Indivíduo, Sociedade e empresa

Objetivos:

- Refletir sobre a presença dos valores na organização do trabalho nas
sociedades;
- Discutir sobre a dimensão ética da prática profissional, em sua articulação com
a técnica e a política;
- Contribuir para uma ampliação da consciência dos profissionais no que diz
respeito à sua atuação no contexto da empresa e da sociedade.
- Responsabilidade social é coisa séria.
- Gestão do conhecimento: um desafio necessário
- impacto dos valores e preconceitos nas relações interpessoais

Conteúdos:

- A distinção entre Ética e Moral
- Os equívocos resultantes da identificação entre Natural, Normal e Comum
- Alguns traços portadores de risco ético na relação Indivíduo/Instituição/Sociedade
. Cinismo
. Narcisismo
. Violência
. Delinquência
- A necessidade de mudanças

- Gestão do Conhecimento: um desafio necessário:

- Não nascemos sabendo! Ainda bem...

Nós, humanos e humanas, somos portadores de um “defeito” natural que acaba por se tornar nossa maior vantagem: não nascemos sabendo! Por isso, do nascimento ao final da existência individual, aprendemos (e ensinamos) sem parar; o que caracteriza um ser  humano é a capacidade de inventar, criar, inovar e isso é resultado do fato de não nascermos já prontos e acabados.

Aprender sempre é o que mais impede que nos tornemos prisioneiros de situações que, por serem inéditas, não saberíamos enfrentar.

Aqueles ou aquelas entre nós que imaginarem que nada mais precisam aprender ou, pior ainda, não têm mais idade para aprender, estão-se enclausurando dentro de um limite que desumaniza e, ao mesmo tempo, torna frágil a principal habilidade humana: a audácia de  escapar daquilo que parece não ter saída.

- Educação, conhecimento e competência coletiva

A educação é vigorosa quando dá sentido grupal às ações individuais, isto é, quando se coloca à serviço das finalidades e intenções de um grupo ou uma sociedade; uma educação que sirva apenas ao âmbito individual perde impulso na estruturação da vida coletiva, pois, afinal de contas, ser humano é ser junto, e, aquilo que aprendemos e ensinamos tem de ter como meta principal tornar a comunidade na qual vivemos mais apta e fortalecida.

Competência é, nos tempos atuais, uma condição coletiva.

Até algum tempo atrás, a competência era entendida como algo individual, a tal ponto que se falava que “a minha competência acaba quando começa a do outro”.

Agora, tendo em vista a interdependência existente, por exemplo, no Mundo do Trabalho, é preciso pensar que “a minha competência acaba quando acaba a do outro”; em outras palavras, em um grupo, equipe ou organização, se alguém perde ou diminui a sua competência, todos no grupo a perdem ou diminuem.

O desenvolvimento da competência coletiva é, hoje, o fator diferencial que expressa a inteligência das pessoas e dos grupos.

- Conhecimento, flexibilidade e comprometimento

Flexibilidade é diferente de volubilidade.

Ser flexível significa ser capaz de, sem alterar seus princípios e valores básicos, enxergar e viver a realidade de outros modos; por sua vez, ser volúvel é mudar de posição ou opinião sem apoiar-se em convicções e simplesmente deixar-se levar pelas circunstâncias imediatas.

A flexibilidade se caracteriza pela capacidade de romper algumas amarras e preconceitos que tornam alguém refém de uma condição que, parecendo segura e confortável, pode ser indicadora de indigência e fragilidade intelectual.

Vale sempre lembrar a frase do fictício detetive chinês Charlie Chan: “Mente humana é como pára-quedas; funciona melhor  aberta”...

Quem não estiver aberto a mudanças e descomprometido com questões de novos aprendizados estará fadado ao insucesso profissional e pessoal.

Objetivos:

- Propiciar uma reflexão mais abrangente que possibilite uma compreensão
crítica dos múltiplos fenômenos que envolvem, orientam e delimitam a ação
humana e suas consequências;
- Possibilitar uma análise crítica que abale os fundamentos de certezas
cristalizadas, não como forma de desqualificá-las, mas para a diminuição de
presunções aleatórias e geradoras de preconceitos.

Conteúdos:

- Humanidade e Valores
- Mutabilidade de Valores e Preconceitos
- A visão de alteridade como princípio de convivência

Outros temas de Palestra: 

- Sustentabilidade / Meio Ambiente 
- Gestão de Conflitos 
- Filósofos 
- Felicidade
- Ética 
- Empoderamento Feminino 
- Educação / Educadores 
- Cultura Organizacional 
- Competitividade
- Antropologia 
- Gestão de pessoas 
- Gestão Publica 
- Historia 
- Superação de Desafios / Mudanças 
- Responsabilidade Social 
- Resiliência 
- Racismo - Gênero - Diversidade
- Protagonismo 
- Motivação 
- Liderança 
- Trabalho em Equipe 

Tipos de Trabalho: 

- Mestre de Cerimônia 
- Moderador de Debates

AT 07-09