TEMAS


Miguel Nicolelis

Miguel Angelo Laporta Nicoleis é um médico e cientista, considerado um dos vinte maiores cientistas em sua área no começo da década passada pela revista de divulgação para leigos Scientific American. Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Nicolelis foi o primeiro cientista a receber no mesmo ano dois prêmios dos Institutos Nacionais de Saúde estadunidenses e o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science. 

Lidera um grupo de pesquisadores da área de Neurociência na Universidade Duke, no campo de fisiologia de órgãos e sistemas. Seu objetivo é integrar o cérebro humano com máquinas. Suas pesquisas desenvolvem próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal. Nicolelis e a sua equipe foram responsáveis pela descoberta de um sistema que possibilita a criação de braços robóticos controlados por meio de sinais cerebrais. 

Este trabalho teve recepção controversa pelos meios acadêmicos e científicos, ele é considerado pela revista: MIT Technology Review como um dos fracassos tecnológicos de 2014. Já The Verge, rede norte-americana de notícias on-line, referência em ciência, tecnologia, arte e cultura, premiada cinco vezes pela International Academy of Digital Arts and Sciences, o descreve como um dos destaques científicos de 2014, sendo Miguel Nicolelis retratado como uma das 50 personalidades mundiais do ano. 

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo, doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Fisiologia e Biofísica pela Universidade de Hahnemann. É professor titular do Departamento de Neurobiologia e Codiretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University. Fundador da Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa e do Instituto Santos Dumont trazendo como proposta o uso da ciência como agente de transformação social e econômica. É Pesquisador do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e Coordenador do Projeto Andar de Novo, desenvolvida na AASDAP em São Paulo. É professor titular de Neurobiologia e Engenharia Biomédica e codiretor do Centro de Neuro engenharia da Universidade Duke. 

Nicolelis também concebeu e lidera o projeto do Instituo Internacional de Neurociências de Natal, na capital do Rio Grande do Norte. Em Natal, uma das linhas de pesquisa de Nicoelis visa caracterizar a transmissão de informações entre dois animais localizados em locais distintos, nas pesquisas que são desenvolvidas nos laboratórios da Universidade Duke. 

Em 2011 foi nomeado pelo papa para a Pontifícia Academia das Ciências, a mais antiga academia de ciências do mundo. 

Prêmios e Títulos: 

- Prêmio Faz Diferença 
- Prêmio Trip Transformadores 
- Prêmio Cesar Timo-laria 
- Doutor Honoris causa 
- Santiago Grisolia Chair 
- Segerafalk Lecture, Lund University 
- Keynote Speaker 
- Joseph L. Melnick 
- James C 
- Ramon y Cajal Chair 
- Third Annual Scientific American 
- America s Best and Brightest 
- 2004 Grass Travelling 
- Prêmio DARPA pela excelência na performance científica 
- Apresentação destacada e original 
- Prêmio Oswaldo Cruz 
- Prêmio Pioneer 
- Transformativa R01 Award  
- Grã-Cruz 

Temas de Palestras:

- Saúde
- Criatividade e Inovação
- Motivação
- Recursos Humanos
- Educação / Educadores
- Liderança
- Trabalho em Equipe / Disciplina
- Empreendedorismo
- Qualidade de Vida
- Psicólogos


AT 11-09