TEMAS


Dudu Braga

“É por meio de nossos sentidos que buscamos o verdadeiro sentido da nossa existência.”

Roberto Carlos Braga Segundo, o Dudu Braga, é filho do Rei Roberto Carlos, e demonstra em tudo o que faz o talento natural herdado do pai associado à sua marca pessoal mais forte, o carisma.

Além das suas atividades empresariais, Dudu tem uma ligação estreita com o rádio, produzindo e apresentando o programa “As canções que você fez para mim”, líder em audiência.

Portador de uma deficiência visual, Dudu é um exemplo de trabalho, bom humor e superação.

Ações Sociais

Dudu foi um dos fundadores da ONG Meninos do Morumbi.

Atualmente a Associação Meninos do Morumbi dá assistência a mais de quatro mil crianças e adolescentes da zona Sul da cidade de São Paulo.

A associação ficou mundialmente conhecida por seus espetáculos de percussão e hoje o conjunto faz shows por todo o Brasil e leva nas apresentações uma mistura de sons, danças e ritmos, entre os quais podemos destacar o maxixe, o samba, o funk e o maracatu.

Dudu também é colaborador da Fundação Laramara, Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual, uma organização da sociedade civil que visa apoiar a inclusão educacional e social da pessoa com deficiência visual, baixa-visão, múltipla deficiência e cegos.

Colabora também com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, 64 anos de Inclusão do Deficiente Visual, que é uma instituição filantrópica brasileira e conta com o apoio de amigos e pessoas interessadas em ajudar e tem como objetivo levar informação, cultura e lazer aos deficientes visuais de todo o país.

Prêmios

Como produtor musical ganhou o Grammy de 2002.

Televisão

Participação na Novela América da Rede Globo de Televisão, escrita por Gloria Perez.

Essa novela tratou sobre o tema da deficiência e da inclusão das pessoas, tendo o Dudu Braga como apresentador do programa de rádio “É Precisa Saber Viver”, dentro da novela. Com seu carisma ele discutia o universo das pessoas com deficiência.

Programa Ressoar, apresentado por Dudu Braga e Bianca Rinaldi da Rede Record.

O Programa Ressoar é um programa de televisão de cunho social realizado através de parceria com o Instituto Ressoar e a Rede Record.

Programa Vida em Movimento, da TV Cultura. O programa Vida em Movimento trata de atividades físicas, educação, trabalho, esportes adaptados, recreação, acessibilidade e tecnologias assistivas, do ponto de vista da inclusão.

Apresentado por Dudu Braga, mostra que a inclusão está nas ruas, nos ônibus com piso rebaixado, no aumento de números das vagas reservadas nos estacionamentos, nas estatísticas que mostram aumento de matrículas de criança e jovens com deficiência no ensino regular, no número crescente de trabalhadores com deficiência, admitidos nas empresas.
Vida em Movimento é adaptado de uma série de vídeos produzidos pelo Departamento Nacional do SESI (Serviço Social da Indústria) e CNI (Confederação Nacional da Indústria) e realizado em parceria com o Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, tendo como base o projeto da socióloga Marta Gil.

O programa, que ocupava 30 minutos na grade da TV Cultura, conta com janela de Libras (língua brasileira de sinais) e com um recurso ainda pouco conhecido no país, a audiodescrição – em que um locutor narra às pessoas com deficiência visual detalhes do conteúdo quando não há narração ou pessoas falando, apenas imagens.

Atualmente apresenta o Programa Sentidos, na TV Gazeta e na Net Cidade.

O Programa Sentidos que há 11 anos produz conteúdo voltado à prestação de serviços de utilidade pública, tem como objetivo desmistificar temas relacionados às pessoas com deficiência e incentivar a inclusão, além de ações sociais que envolvem órgãos públicos, privados e o Terceiro Setor.

O Programa é produzido pela Avape – Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência.

A atração conta com a versão para a internet, com a audiodescrição, um recurso fundamental para aumentar a compreensão das pessoas com deficiência visual.

Além disso, a atração segue com os recursos de acessibilidade voltados aos surdos.

Além do intérprete de LIBRAS, o programa possui o quadro Aprenda LIBRAS, sempre com a participação de um colaborador surdo, que ensina aos telespectadores um pouco mais sobre a Língua Brasileira de Sinais.

Superando as dificuldades

Apesar de ter nascido com um glaucoma que o levou a ser submetido a várias cirurgias ainda na infância, Dudu teve uma vida normal até os 22 anos, quando um descolamento de retina ocasionou a perda gradativa da visão.

Atualmente Dudu praticamente não enxerga – tem apenas uma percepção de luz no olho esquerdo, mas leva uma vida absolutamente ativa, cheia de oportunidades geradas pela disposição de se superar a cada dia.

 Temas de Palestras

- É preciso saber viver!
- Liderança
- Motivação
- Publicidade
- Superação de Desafios / Mudanças

Tipos de Trabalhos:

- Escritores / Autores
- Jornalistas