TEMAS


Marcia Tiburi

Marcia Tiburi é graduada em filosofia (PUC-RS) e artes (UFRGS) e mestre (PUC-RS, 1994) e doutora em filosofia (UFRGS, 1999). Publicou diversos livros de filosofia, entre elas as antologias As Mulheres e a Filosofia (Editora Unisinos, 2002), O Corpo Torturado (Ed. Escritos, 2004), e Mulheres, Filosofia ou Coisas do Gênero (2008, Edunisc), Seis Leituras sobre a Dialética do Esclarecimento (2009, UNIJUí).

Publicou também os ensaios: Crítica da Razão e Mímesis no pensamento de Theodor Adorno (EDIPUCRS, 1995),Uma outra história da razão (Ed. Unisinos, 2003), Diálogo sobre o Corpo (Escritos, 2004), Filosofia Cinza - a melancolia e o corpo nas dobras da escrita (Escritos, 2004) e Metamorfoses do Conceito (ed. UFRGS, 2005).

Em 2008 publicou Filosofia em Comum - para ler junto (Record). Publicou em 2009 em parceria com Denise Mattar o livro Maria Tomaselli, sobre a artista homônima.
Em 2010 publicou o infantil Filosofia Brincante (Record) e Diálogo/Desenho (ed. SENAC). Publicou em 2011 Olho de Vidro, a televisão e o estado de exceção da imagem (Record).

Seu principal objetivo profissional: levar a prática da filosofia para o dia a dia das pessoas. E um dos grandes frutos dessa empreitada é o projeto Filosofia do Rock, realizado pelo CCBB (Centro Cultural do Banco Brasil) no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. O programa nada mais é que um bate-papo entre ela e músicos convidados, sobre temas do rock e da filosofia, traçando afinidades entre as obras de famosos roqueiros com questões levantadas pelos principais pensadores do século XX.

Como escritora, já participou de diversos eventos literários, entre eles a Jornada Literária de Passo Fundo, a Fliporto, o Festival da Mantiqueira, a Tarrafa Literária de Santos, as Bienais do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Minas Gerais, as feiras de Ribeirão Preto, de Porto Alegre, de Santa Maria, a Panamazônica de Belém, e diversas outras.

Escreveu para várias revistas e jornais e desde 2008 é colunista da Revista Cult.
É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie, professora convidada da Fundação Dom Cabral. Realiza palestras sobre filosofia, ética e educação e temas relacionados.

Alguns Livros de Marcia Tiburi Publicados

- O MANTO – ORNITOMANCE DAS BERENICES
- A MULHER DE COSTAS
- MAGNÓLIA
- UMA OUTRA HISTÓRIA DA RAZÃO
- FILOSOFIA POP – PODER E BIOPODER
- AS MULHERES E A FILOSOFIA
- MULHERES, FILOSOFIA OU COISAS DO GÊNERO
- MARIA TOMASELLI
- FILOSOFIA BRINCANTE

Temas de Palestras:

- Filósofos
- Escritores / Autores
- Criatividade e Inovação
- Motivação
- Mulheres de Sucesso
- Educação / Educadores

AT 11-09