Escola de Samba X-9

São Paulo/SP


Escola de Samba X-9

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba X-9 Paulistana foi fundado em 12 de fevereiro de 1975, no bairro da Parada Inglesa, Zona Norte de São Paulo, por um grupo de amigos que comemoravam no famoso Bar do Japonês a vitória do seu time de futebol, o Grêmio Internacional Parada Inglesa (Gipi), time de várzea da região.




Nossa História

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba X-9 Paulistana foi fundado em 12 de fevereiro de 1975, no bairro da Parada Inglesa, Zona Norte de São Paulo, por um grupo de amigos que comemoravam no famoso Bar do Japonês a vitória do seu time de futebol, o Grêmio Internacional Parada Inglesa (Gipi), time de várzea da região.

Como em qualquer comemoração, era indispensável uma boa batucada regada com muita cerveja. Assim surgiu a ideia de fundar uma escola de samba, o G.R.C.E.S. Filhotes da X-9, tendo como presidente Luiz Ademar Moura Campos.

A trajetória da Filhotes da X-9 no carnaval paulistano divide-se em duas partes distintas. Da sua fundação até meados da década de 1980, sua participação era tímida, inexperiente. A partir de 1986, observam-se as mudanças com Laurentino Borges Marques (Lauro) assumindo a presidência e estabelecendo uma diretoria mais atuante.

Lauro ficou à frente da agremiação verde-vermelha-branca até novembro de 2001, quando faleceu, assumindo a presidência José Manoel Gaspar até abril/2013, onde passa a presidir André dos Santos.

Rumo ao Grupo Especial

Com nova administração, a X-9 assumiu um estilo arrojado e profissional. Resultado? Torna-se campeã em todos os grupos intermediários (IV, III, II e I), atingindo ao máximo, em 1995, com o enredo Arco-Íris da Ilusão, seu objetivo: integrar o Grupo Especial das Escolas de Samba de São Paulo, sendo campeã em 1997 com o enredo Amazônia, a Dama do Universo, fato inédito para uma escola de samba com apenas três desfiles no Grupo Especial.

Em 1998, com Sonhos de um Cowboy Brasileiro, ficou com a nona colocação e, em 1999, com Laços e Abraços no Mundo do Mercosul, ocupou o terceiro lugar. Já em 2000 levou o campeonato com a Vai-Vai, sacudindo o Sambódromo com o enredo Quem É Você, Café?, em que contou o ciclo cafeeiro no Brasil acontecido didaticamente no período inicial de 1730 a 1770.

Em 2001, com o enredo "Estive Aqui, Lembrei-me de Você... Me Leva, Brasil!, classificou-se em terceiro. No ano seguinte, a agremiação entrou na avenida com o tema Aceito Tudo... Quem Sou Eu? O Papel!, fez um desfile campeão, mas nem tudo deu certo. No início do desfile houve problemas com o som e houve atraso na cronometragem. No fim das contas, a X-9 ultrapassou 1 minuto de seu desfile e perdeu seis valiosos pontos que a levaria a dividir o título com a Gaviões da Fiel.

Em 2003, a escola entrou na avenida ao amanhecer com o enredo Pi, Iê, Rê, Jeribatiba ou Pinheiros. A Deusa dos Rios Clama por Sua Preservação. Se Ele Muda de Curso, Pode Mudar Sua História, um samba contagiante que levantou os foliões. Mesmo fazendo um lindo desfile e sendo a favorita de sábado, na pesquisa Ibope/Rede Globo, a X-9 ficou com nota 9,5 do público (somente atrás da Gaviões da Fiel, com 9,7) e obteve a terceira colocação.

Enredos sempre diferentes

Em 2004, foi a vez do enredo Se Vens à Minha Casa com Deus no Coração, Senta-se à Mesa e Coma do Meu Pão, que conquistou o vice-campeonato. No seguinte, em 2005, a dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó foi homenageada com o enredo Nascemos para Cantar e Também Sambar e, mais uma vez, a escola foi vice-campeã.

Já em 2006, com o tema X da Questão, trouxe para a passarela todas as formas de se expressar o X e ficou em sexto lugar. Em 2007, um mar de cores invadiu o Anhembi! Era a X-9 Paulistana com o enredo Força Brasil - O País Que Surge das Tintas Delira num Carnaval de Cores", conquistando a décima colocação.

Já o enredo de 2008, O Povo da Terra Está Abusando. O Aquecimento Global Vem Aí... A Vida Boa Sustentável Pede Passagem, lembrou ao folião de um dos problemas mais sérios que o planeta vem vivendo, o aquecimento global, conseguindo o sexto lugar. Com intuito de uma Amazônia carnavalizada, em 2009 a X-9 desfilou o tema Amazonas, Conseguimos Conquistar com Braço Forte. Do Esplendor da Havea Brasiliensis à busca pela Terra sem Males e também alcançou a sexta colocação.

Em 2010, apresentou os 100 anos da imigração portuguesa no Brasil com o enredo Do Além-Mar a Herança Lusitana nos Une... Ora, pois, a X-9 Paulistana É Portuguesa com Certeza!, quando ficou em nono lugar.

Em 2011, a escola verde-vermelha-branca levantou o Sambódromo com o tema De Eterna Criança a Embaixador da Esperança. Renato Aragão, Didi Trapalhão!

Um grande Rally invadiu o anhembi em 2012, com o enredo: Trazendo Para os Braços do Povo o Coração do Brasil. A X-9 Paulistana Num Grade Rally Desbrava Essa Gente Varonil. Uma grande competição que mostrou as fases de um Brasil que ninguém conhecia.

Em 2013, a X-9 Paulistana mostrou que São Paulo é a terra de todos com o enredo: Se Pra Ter Diversidade Basta Viver em Harmonia. Sorria! Pois São Paulo Hoje é Só Alegria"

Em 2014, com o enredo: Insano, a X-9 apostou em um tema abstrato, inovou em toda concepção de carnaval da agremiação mas, não esperava a chuva que apareceu no meio do nosso caminho no dia do desfile. Os componentes que alí estavam para desfilar, sofreram com a forte chuva que caiu antes e principalmente durante o nosso desfile.

Colocando assim, um desafio a todos os Xisnoveanos que estavam desfilando na passarela do samba. O mundo do samba, sentiu as dores do desfile da X-9 Paulistana, e mesmo assim, elogiaram o crescimento da escola, a evoluçao dos componentes mesmo naquela tempestade e dizendo que não merecíamos a colocação que ficamos. Mas, como bons Xisnoveanos... 2015 daremos a volta por cima!
Mande-nos uma Mensagem