Guto Requena

Guto Requena é arquiteto e mestre em arquitetura pela USP - Universidade de São Paulo. Guto é um estudioso sobre cibercultura e o impacto das novas tecnologias na arquitetura e no design.




Vídeos



 

 

 

Guto Requena é arquiteto e mestre em arquitetura pela USP - Universidade de São Paulo. Guto é um estudioso sobre cibercultura e o impacto das novas tecnologias na arquitetura e no design.

Durante 9 anos foi pesquisador do Nomads.USP – Núcleo de Estudos de Habitares Interativos da Universidade de São Paulo  e em 2007 defendeu a dissertação intitulada “Habitar Híbrido: Interatividade e Experiência na Era da Cibercultura” que mapeou as transformações dos lares residenciais na chamada Era Digital.

Em 2008 fundou o Estudio Guto Requena e desde então faz projetos e consultoria de design, com clientes como Google, Nike, Mercedes Benz, Converse, Caixa Federal, Heineken, Ambev, Coca-Cola, Nina Ricci, Paco Rabanne, Senac, Sesc, LG, Samsung, Editora Abril, Walmart, além de desenvolver arquitetura de interiores, instalações interativas, urbanismo, produtos e mobiliários.

Seus projetos têm se destacado na imprensa nacional e internacional recebendo prêmios como “O melhor da Arquitetura2010” na categoria Bares e Clubes pelo projeto da discoteca Hot Hot, o “BID 2012” – Bienal Ibero Americana de Design, em Madrid, na categoria “Melhor projeto de design de espaço do Brasil” pela cenografia da exposição Roteiro Musical de São Paulo.

Em 2014 recebeu o “Building of the Year” pelo Archdaily na categoria Arquitetura de Interiores com o projeto da sede brasileira do Walmart.com e em 2016 recebeu o prêmio “TOP DESIGN XXI” pelo projeto Bar Interativo Stella Artois.

Em 2017 foi o grande vencedor no “IF Awards” na Categoria Arquitetura, pelo projeto Light Creature, e na categoria Conceito Profissional pelo Love Project. Também em 2017 o arquiteto recebeu o Prix Versailles, na categoria máxima, recebendo o prêmio da Unesco em Paris como melhor projeto comercial do mundo em 2017 pelo Pavilhão Dançante nas Olimpíadas Rio 2016.

O Estudio Guto Requena foi premiado ainda por dois anos consecutivos no CODA Awards (Colaboration Design + Art) em Washington, em 2016 com o Light Creature e em 2017 com o Pavilhão Dançante. Em 2018 recebeu o prêmio Gold no IF Awards, em Munique pelo Pavilhão Dançante, e o DIA Awards, em Beijing, pelo Aura Pendant.

O arquiteto teve trabalhos expostos com destaque e palestrou em eventos como TEDx, Design Miami, Galeria Rossana Orlandi em Milão, Design Dubai, DDays Paris em exposição individual na Galeria Ben Simon, London Design Festival na Galeria Mint, Semana de Design do México, Harvard University, Senseable
City Lab no MIT (Massachutts Institute of Technology), Universidade Sinar Miman em Istambul, Instituto Strelka em Moscou, Academia de Belas Artes em Beirute, Universitat der Kunste em Berlim, Universidade Thammasat em Bangkok, Apex em Nova Iorque, e Bienais de Design do Brasil, Madrid, Pequim e Chile

O arquiteto já ministrou mais de 100 palestras e em 2010 recebeu o prêmio “Jovem Brasileiro” na categoria design.

Em 2011 Guto criou, roteirizou e apresentou o programa de TV “Nos Trinques” no canal GNT e atualmente desenvolve séries de design, arquitetura e urbanismo para TV, cinema e internet.

Em 2012 Guto foi escolhido para desenhar o projeto da sede do escritório da Google em São Paulo.

Guto é professor convidado de Escolas como FAAP, PUC-RJ, Unicamp, USP, Belas Artes e Mackenzie. Ele foi colunista do jornal A Folha de São Paulo, onde escreveu quinzenalmente aos domingos no Caderno Imóveis entre 2013 e 2018

Tema de Palestras:

- Arquitetura/Design;
- Criatividade e Inovação;
- Empreendedorismo;
- Liderança;
- Motivação;

 

AT 05-23
Mande-nos uma Mensagem