Marcos Jank

São Paulo/SP


Marcos Jank

Especialista em agronegócio e bioenergia, com ênfase em temas de competitividade global, energias renováveis, sustentabilidade, economia, comércio exterior, políticas públicas e comunicação.




Vídeos



Marcos Jank é especialista em agronegócio e bioenergia, com ênfase em temas de competitividade global, energias renováveis, sustentabilidade, economia, comércio exterior, políticas públicas e comunicação.

24 anos de experiência profissional, com destaque para a presidência da maior entidade do setor sucroenergético brasileiro e de um dos principais think-tanks do agronegócio.

Dezoito anos de carreira acadêmica na Universidade de São Paulo (USP), incluindo docência e pós-graduação no Brasil, Estados Unidos e Europa e mais de 300 trabalhos publicados entre livros, revistas, cursos, jornais, artigos em congressos, seminários e meio acadêmico em geral.

Mais de 500 palestras apresentadas em eventos no País e no exterior.

Articulista do Jornal O Estado de São Paulo durante 10 anos. Textos publicados nas revistas Veja, Época, Exame e nos jornais Valor Econômico, Brasil Econômico, O Globo, Folha de São Paulo e outros. Comentarista da Rádio Eldorado durante 2 anos.

Títulos:

- Livre Docente em Economia Aplicada pela ESALQ-USP
- Doutor em Administração pela FEA-USP
- Master of Science em Políticas Agrícolas pelo IAM Montpellier, França
- Engenheiro Agrônomo pela ESALQ-USP.

Livros Publicados:


- Políticas Comerciais Comparadas: Desempenho e Modelos Organizacionais - Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos, México e União Européia. São Paulo
- O Brasil e os Grandes Temas do Comércio Internacional. São Paulo
- Agricultural Trade Liberalization: Policies and Implications for Latin America. Washington: Inter-American Development Bank. Baltimore:The Johns Hopkins University Press
- O Agribusiness do Leite no Brasil. Editora Milkbizz, 1999, 107 p. – com Elizabeth Farina e Valter Galan.
A Competitividade das Cadeias Agroindustriais no Mercosul. Ijuí: Unijuí, 1997, 308 p. – com Argemiro Brum e Mauro Lopes.

Prêmios e Homenagens:

- Prêmio ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Corporativa) – melhor campanha de comunicação corporativa do País em 2011 para o Projeto Agora, que reúne 19 entidades e empresas da cadeia sucronergética brasileira, liderado pela UNICA;
- Revista Época – incluido na lista das 100 personalidades mais influentes do Brasil em 2010. Revista « Biofuels digest » - incluido na lista das 25 personalidades mais influentes do mundo em bioenergia nos anos de 2010 e 2011;
- Comendador da Ordem de Rio Branco, Ministério das Relações Exteriores, 2010. Engenheiro Agrônomo do Ano de 2007;

Tipos de Trabalhos:

- Agronegócio - Agrobusiness
- Sustentabilidade / Meio Ambiente
- Comunicação Corporativa - Expressão Verbal
- Política

AT 11-09
Mande-nos uma Mensagem