Bia Kunze

Curitiba/PR


Bia Kunze

Beatriz Kunze, cirurgia dentista especializada em homecare e, graças ao sucesso de seu blog, tornou se também consultora em tecnologia móvel. Toda essa sua capacidade com a vida itinerante e dispositivos móveis, desde 2001 , quando ganhou seu primeiro Palm, que a transformaram em referência nacional em mobilidade.




Vídeos



Beatriz Kunze, e cirurgia dentista especializada em homecare e, graças ao sucesso de seu blog, tornou-se tambem consultora em tecnologia movel. Toda essa sua capacidade com a vida itinerante e dispositivos moveis, desde 2001 , quando ganhou seu primeiro Palm, que a transformaram em referência nacional em mobilidade.

Na odontologia, é periodontista (especialidade de que trata de gengiva e osso de suporte) e atende muitos pacientes com problemas sistêmicos, como diabetes e doenças cardíacas, fatores que influenciam diretamente na saúde gengival. Acabou se especializando em pacientes idosos e portadores de necessidades especiais, e, de olho nesse publico, incrementou sua empresa oferecendo atendimento domiciliar, em clínicas e casas de repouso, a partir do ano de 2005.

Blogueira desde 2002, seu primeiro Palm eu ganhei em 2001. Como não havia nada para odontologia para Palms, teve que ser autodidata e fundou seu site, que hoje é também o nome de sua empresa. Participa ativamente de listas de discussões sobre portáteis desde aquela época. Criou minha própria lista de discussão.. O blog cresceu, passou a ser procurada por pessoas das mais diversas categorias profissionais que queriam ser mais eficientes e produtivas sem detrimento do lazer. Entre seu público estão profissionais liberais, executivos, empresários, professores e estudantes.

Em 2005 entrou para o mundo dos podcasts, com o Podsemfio, um programa sobre tecnologia movel totalmente gravado através de dispositivos móveis. O podcast foi um dos 10 finalistas do concurso The Best Of The Blogs, da Deutche Welle, edição de 2006, e terminou em 2º lugar, concorrendo com os melhores podcasts de todo o planeta. Na 12 edição do prêmio Sangue Novo, do Sindicato dos Jornalistas do Paraná, em 2007, o Podsemfio ganhou o 2º lugar na categoria Projeto Jornalístico para Internet.

Nessa mesma época, odontologia e mobilidade se cruzaram. O site explodiu em popularidade entre 2004 e 2005, quando a tecnologia móvel passou a viver um boom no país. Hoje ela dá consultoria, cursos e palestras sobre mobilidade, homecare e tecnologia movel pessoal e corporativa. No micro-blog mantido no Twitter, posta dicas rápidas sobre soluções ligadas a mobilidade, bem como impressões rápidas e em tempo real dos produtos e serviços que ela testa. Hoje, o seu blog é o maior sobre mobilidade no país.

Além do Garota Sem Fio, hoje atua em diversos veículos de mídia, seja impressa, online ou audiovisual. Dá muitas entrevistas e comentários sobre assuntos ligados a tecnologia móvel em diversos veículos brasileiros. Em seu blog, ela mostra seu dia a dia wireless, além de publicar dicas e comentar as novidades do mundo sem fio, postando sempre on the go.

Seu blog é lido e usado como fonte de referência para todos os interessados em tecnologia móvel, mas tem grande parcela do seu público em empresários, profissionais liberais, executivos, estudantes e educadores. Já teve centenas de citações da mídia e até em livros sobre marketing e mídias sociais.

Alem de seu trabalho na area de odontologia com idosos e portadores de necessidades especiais, presta tambem consultoria em mobilidade para profissionais liberais, empresários e executivos que buscam produtividade sem detrimento da vida pessoal. Afinal, mobilidade é liberdade. Tambem ministra palestras em faculdades e instituições publicas e privadas por todo o país. É muito requisitada para falar sobre produtividade, tendencias de mercado e diferenciação profissional tudo ligado a tecnologia movel. Tambem é convidada por empresas de tecnologia a participar de eventos nacionais e internacionais sobre o tema.

Temas de Palestras:

- Passado, presente e futuro da tecnologia móvel:

Já teve um dia em que Bia Kunze, trabalhando num pronto-socorro odontológico, combatia o tédio dos plantões noturnos conectando o Palm com o celular através de um cabo feito em fundo de quintal… e podia baixar emails a impressionantes 9,6kbps de velocidade. Isso foi muito, muito antes do surgimento do primeiro iPhone. Desde então, o mundo não se imagina mais sem a tecnologia móvel. Mudou-se a maneira que as pessoas trabalham, estudam e se relacionam, mas há muito a se conquistar ainda.

- Empreendedorismo e diferenciação profissional com auxílio da tecnologia móvel e redes sociais:

Quase ninguém sabia que existia odontologia domiciliar. Bia Kunze se arriscou nessa area nova graças à notoriedade ganha com seu trabalho com o blog Garota Sem Fio, diferenciando-se profissionalmente.

Num mercado competitivo, a tecnologia móvel torna-se um grande diferencial, seja qual for a área. Bia conta sua trajetória pessoal com a odontologia e os dispositivos móveis. Os primeiros Palms, o que dava para fazer com eles, as gambiarras que fazia para conectar na web, os primeiros celulares com internet móvel, o início do homecare odontológico e como conciliou a tecnologia com a odontologia, fazendo atendimento itinerante e dedicando-se ao trabalho em comunicação, com o blog, o podcast, a rádio e as redes sociais.

- Seja mais organizado e produtivo com a tecnologia móvel:

Houve um tempo em que Bia Kunze esforçava-se em mostrar, numa era pré smartphones, como a tecnologia móvel podia deixar as pessoas mais organizadas e produtivas no trabalho, nos estudos e na vida pessoal. Hoje, todos tem um smartphone à mão, mas o que se vê é um mundo totalmente disperso e preso às redes sociais.

Nesta palestra, Bia Kunze mostra que tecnologia móvel é muito mais que Whatsapp e Facebook, ensinando uma maneira diferente de trabalhar, interagir e ser mais eficiente nas tarefas diárias.

- Motivação para empreender ou mudar de carreira com ajuda das novas mídias:

Em 2010 Bia Kunze foi diagnosticada com artrite psoriasica, passou alguns meses de cama, vários outros meses em cadeira de rodas e foi obrigada a deixar a profissão. Entre diversos altos e baixos desde então, foi preciso pensar num plano B para a carreira. Você tem um plano B para sua vida e sua empresa? Como agir diante de crises, perdas, doenças e outras intempéries da vida? A resposta pode estar mais perto do que se imagina.

- Educação e smartphones combinam?:

Em tempos onde todo estudante tem um celular ou smartphone na mão, professores entram em pânico porque se veem sem condições de competir contra as redes sociais. Todavia, é possível reverter a desvantagem, fazendo com que os adorados smartphones sejam protagonistas na sala de aula, passando de inimigo para aliado.

AT 10-09
Mande-nos uma Mensagem