Ibsen Costa Manso

São Paulo/SP


Ibsen Costa Manso

Ibsen Costa Manso, jornalista especializado em política brasileira desde 1982. Há mais de uma década atua como analista político e palestrante.




Vídeos



Artigos


Que País é esse? Me tirem o tubo!

Ibsen Costa Manso, jornalista especializado em política brasileira desde 1982. Há mais de uma década atua como analista político e palestrante.

Em 2014, por exemplo, realizou 168 apresentações para bancos, fundos de pensão e de investimento, além de investidores do segmento Private e grandes empresas no exterior no Brasil, Estados Unidos e Chile, nas quais desvendou os bastidores de uma das mais disputadas e imprevisíveis eleições presidenciais da história brasileira.

Foi editor de política das TVs Bandeirantes, SBT e TV Globo; editor-executivo do Grupo Estado e chefe de redação do jornal O Estado de S. Paulo em Brasília.

Ocupou também o cargo de Chefe de Produção Nacional da TV Globo em Brasília e dirigiu a Globonews em São Paulo.

Durante onze anos foi Gerente de Comunicação Institucional e Análise Política do Banco Votorantim, quando atendeu a todas as instituições, investidores e empresas que atuam no mercado financeiro brasileiro.

Hoje é sócio-proprietário de uma consultoria independente, especializada no cenário político brasileiro com foco no mercado financeiro e análises que visam ao posicionamento estratégico diante do cenário político nacional.

Palestra

Apresentação do Cenário Político - panorama da atual situação político-ecônomica no Brasil e perspectivas para as eleições de 2022

Com décadas de experiência no acompanhamento do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal, Ibsen Costa Manso é especialista em análise política e pesquisas eleitorais. Participou da cobertura de todas as eleições no Brasil e fatos importantes ocorridos desde 1982. Consegue traduzir, em uma linguagem didática e acessível para todos os públicos, os complicados cenários da política nacional.

Este ano, em meio à grave crise que abala o País, haverá uma das eleições mais imprevisíveis da nossa história. Sua compreensão torna-se assim fundamental para o planejamento estratégico e de investimentos de todos os setores da economia, tais como o mercado financeiro, comércio, marketing e vendas, agronegócio, indústria, empreendedorismo, para pequenas e médias empresas, entidades representativas de classe em congressos, seminários etc.

Temas que podem ser abordados na apresentação, passível de briefing e adaptações:

  • Até quando vai a crise?
  • Quais os seus contornos e consequências?
  • Quais os aspectos da judicialização/criminalização da política e politização do Judiciário?
  • Como ler as tendências apontadas pelas pesquisas eleitorais?
  • O que as pesquisas já revelam de importante, mas quase nunca é publicado?
  • Quem são os candidatos de fato competitivos?
  • Como é o perfil de cada candidato candidatos e quais são os planos de governo?
  • Quais os principais desafios para o próximo presidente da República?
  • O que esperar do Brasil em 2022?

Temas de Palestras:

- Política e Economia
- Análise Política
- Economia e Política
- Gestão Financeira
- Jornalista
- Moderador de Debates

AT 04-20
Mande-nos uma Mensagem