Renato Janine Ribeiro



Renato Janine Ribeiro

Renato Janine Ribeiro (Araçatuba, 9 de dezembro de 1949) é um professor de filosofia, cientista político, escritor e colunista brasileiro. Foi ministro da Educação do Brasil, entre abril e setembro de 2015. É Professor-titular da cadeira de Ética e Filosofia política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura em 2001, graças à obra "A Sociedade Contra o Social" (Editora Companhia das Letras), bem como foi condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1998, e com a Ordem de Rio Branco, em 2009. Atualmente trabalha como colunista do jornal Valor Econômico.




Vídeos



Renato Janine Ribeiro (Araçatuba, 9 de dezembro de 1949) cientista político, escritor e colunista brasileiro.

Foi ministro da Educação do Brasil, entre abril e setembro de 2015.

É Professor-titular da cadeira de Ética e Filosofia política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

Recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura em 2001, graças à obra "A Sociedade Contra o Social" (Editora Companhia das Letras), bem como foi condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1998, e com a Ordem de Rio Branco, em 2009.

Enquanto professor de filosofia, Renato Janine Ribeiro é conhecido sobretudo por seus trabalhos sobre o pensador inglês Thomas Hobbes, acerca da cultura política nas “sociedades ocidentais dissidentes” (entre as quais inclui o Brasil e a América Latina) e por sua participação no debate político brasileiro.

Desde 1993, é professor titular de Ética e Filosofia Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH), onde começou a lecionar em 1975, tendo-se porém afastado do exercício deste cargo em 2004 para assumir a Diretoria de Avaliação da Capes, órgão legalmente incumbido da avaliação e eventual fechamento dos programas de pós-graduação existentes no Brasil, que exerceu até outubro de 2008.

Concluiu o curso universitário de filosofia na USP; depois, fez seu mestrado na Universidade de Paris I (Sorbonne), em 1973, sob orientação de Pierre Burgelin, apresentando a dissertação "La Notion de Souverain Chez Thomas Hobbes".

Mais tarde, já de volta ao Brasil, concluiu o seu doutorado pela Universidade de São Paulo, sob orientação de Luiz Roberto Salinas Fortes.

Sua tese de doutorado, "Ao Leitor sem Medo", tornou-se um livro publicado pela Editora UFMG.

Iniciou-se academicamente trabalhando em cima do pensamento de Thomas Hobbes, e depois abrangeu seus temas, interessando-se por filosofia política.

ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura em 2001, na categoria de Ensaios e Ciências Humanas e A universidade e a vida atual (2003).

Atualmente trabalha como colunista do jornal Valor Econômico.

Livros:

- A marca do Leviatã (1978)
- A última razão dos reis - ensaios de filosofia e política (1993)
- Ao leitor sem medo - Hobbes escrevendo contra o seu tempo (1999)
- A etiqueta no antigo regime (1999)
- A sociedade contra o social: o alto custo da vida pública no Brasil (2000)

Temas de Palestras Online e Presenciais:

- A Crise Brasileira e suas Perspectivas
- Sartre: Política, ética e engajamento
- Desaprendendo na Escola
- O Cuidado com a Intimidade

Tipos de Trabalho:

- Educação
- Filósofo
- Jornalista
- Moderador de Debates
- Economia do Cenário Nacional e Internacional.

AT 04-20

 

Mande-nos uma Mensagem