Floriana Bertini nasceu em Turim, na Itália. Desenvolveu, ainda criança, o gosto pela escrita e, com o apoio da mãe e da avó materna, participou de diversos concursos nacionais de poesia.

Em 1984, acompanhou a família em sua mudança para o Brasil e, desde então, mora em São Paulo, capital.

Completou o Ensino Médio no Instituto Eugenio Montale (1984 a 1989), optou pela Faculdade de Medicina na Universidade de Santo Amaro (1989-1995), seguindo as especializações de Clínica Médica (1996-1997), Cardiologia Clínica (1998-1999) e Medicina Nuclear (200-2001), todas no complexo do Hospital das Clínicas e Instituto do Coração, da faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, HC e InCor FMUSP.

Exerce a Medicina como cardiologista em seu consultório desde o ano de 2001.

Trabalhou como plantonista em diversos serviços médicos, entre os quais: Hospital Beneficiência Portuguesa, Hospital Sírio Libanês, Pronto Atendimento do Instituto do Coração, Hospital São Luiz e Hospital 9 de Julho.

Em 2010, iniciou sua produção literária voltada ao público infantil com a coleção “Amor de Mãe”: dez livros em textos rimados envolvendo situações do cotidiano entre mães e filhos, utilizando personagens do mundo animal.

Em 2012, concebeu uma “ponte” entre a sua área de atuação profissional, a Medicina, e a Literatura Infantil, desenvolvendo o projeto “Criança gosta de saber...”: duas coleções de quatro livros cada, a primeira dedicada à transmissão de informações referentes a procedimentos preventivos (imunização) e diagnósticos (coleta de sangue, urina e métodos de imagem), e a segunda abordando sentimentos e emoções potencialmente envolvidos em situações de vivências hospitalares (medo, dor, raiva e morte). 

O objetivo principal de ambas é a utilização de elementos lúdicos e linguagem inteligível para a faixa etária (primeira infância) com a intenção de reduzir a ansiedade e o desconforto inerentes a vivências hospitalares.

Em 2014, iniciou a coleção “Viagem para dentro”, composta por textos em prosa que abordam valores e conceitos relacionados ao equilíbrio, bem-estar e saúde emocional das crianças, à luz das forças e virtudes que regem o comportamento humano, de acordo com os preceitos da Psicologia Positiva.

Em janeiro de 2016, concebeu o projeto #asfloresnocaminho: durante um ano, se propôs a postar em rede social a fotografia de uma flor encontrada sem desviar do caminho, registrada com a câmera do celular, uma por dia, todos os dias, acompanhada de pequenas reflexões, com o objetivo de treinar as capacidades apreciativas em pequenos exercícios de atenção plena. Deste projeto resultaram as seguintes exposições fotográficas-motivacionais:

- 9 e 10 de dezembro de 2016, no I Encontro Internacional sobre Felicidade e Bem-estar nas organizações, FeComércio – São Paulo

- maio de 2017, na Unidade Jardins do Hospital Israelita Albert Einstein

- dezembro de 2017, na Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina (APM)

- setembro de 2018, no Projeto Parede do Espaço Cultural do Colégio Vértice, São Paulo

- outubro de 2018, no Centro Cultural Vila Formosa (Prefeitura de São Paulo)

- maio de 2019, no Hall do Clube Paineiras do Morumbi

Em fevereiro de 2016, iniciou a atividade de palestrante com foco em Saúde, Felicidade e Bem-estar, com diversas participações em eventos em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Ouro Preto.

Em julho de 2019 apresentou na FECS do Hospital Alemão Oswaldo Cruz o Trabalho de Conclusão do Curso de Coaching em Saúde e Bem-estar (TCC) sobre o tema “Olhar Apreciativo”.

Em setembro de 2019, idealizou e administrou o curso “#asfloresnocaminho: Estimulando as capacidade apreciativas” (quatro encontros semanais de duas horas/cada) no Vértice Cultural, em São Paulo.

Atualmente é médica ergometrista no laboratório Fleury Medicina e Saúde desde maio de 2007 e do Serviço de Métodos Gráficos do Hospital Israelita Albert Einstein desde abril de 2010.

Temas de Palestras:
 
- Felicidade
- Administração do Tempo
- Criatividade e Inovação
- Educação Financeira
- Saúde
- Saúde - Cardiologistas
- Saúde - Psicólogos
 
AT 08-09
Mande-nos uma Mensagem